É lamentável o pouco caso que a imprensa brasileira e a sociedade organizada fazem desse tão importante movimento que tem como objetivo, chamar a atenção de todo segmento da sociedade brasileira para os graves acidentes de trânsito que tem tirado a vida de milhares de pessoas no mundo inteiro.
Pouco se vê nas páginas dos jornais que circulam nas cidades brasileiras qualquer tipo de manifestação conclamando a sociedade brasileira para abraçar essa causa que é de todos nós.
Na televisão pior ainda, que há espaço para tanta coisa fútil e inútil que não acrescenta nada em nossas vidas, mas não tem espaço para manifestações voltadas para esse movimento "Maio Amarelo".
Resolvi fazer a minha parte como cidadão não só do Brasil, como do mundo, já que ambos estão inseridos no mesmo planeta terra.
Hoje pela manhã, sai com a minha esposa Gina Miuki Mikawa Barreto, parando o trânsito de Parauapebas uniformizado com a camiseta amarela símbolo do movimento, para chamar a atenção dos motoristas que trafegavam nas diversas ruas do nosso município.
Nossa manifestação solitária foi muito bem recebida pelos motoristas que educadamente paravam seus veículos e aguardavam a minha esposa tirar fotografia para registrar nossa iniciativa.
Agradecemos aos motoristas pela contribuição que nos deram para gerar esta matéria.
Nossa parte estamos fazendo.
Agora faça a sua.
Sugiro que as instituições de ensino do Brasil inteiro e do mundo, aproveitem esse mês de maio que é dedicado esse movimento, e levem grupos de estudantes para as ruas, invadindo o trânsito por alguns minutos em sinal de advertência aos motoristas e pedestres sobre a gravidade dos acidentes no trânsito que tem ceifado milhares de vidas a cada ano, quando não deixa outro tanto de pessoas com graves sequelas.
Texto do Jornalista Valter Desiderio Barreto.
Fotografias de Gina Miuki Mikawa Barreto.
O QUE SIGNIFICA O "MAIO AMARELO ?
Por Márcia Pontes.
Educadora de Trânsito.
Depois do sucesso dos movimentos Outubro Rosa (em prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata), vem aí o Maio Amarelo, cujo símbolo é um fitilho amarelo usado na lapela.
Trata-se de um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação.
O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.
Uma carta-convite já está sendo distribuída pelos organizadores do movimento aos representantes da sociedade organizada e poder público para uma ação coordenada de reflexão sobre um dos temas mais debatidos e que mais preocupa o país: as consequências e a redução dos acidentes de trânsito.
A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.
Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.
No Brasil, o número de mortes no trânsito é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes.
O horizonte da Política Nacional de Trânsito (PNT) para dezembro de 2014 é de reduzir este índice para 11 mortes para cada 100.000 habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário