Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 11, 2016

Prefeitura de Parauapebas assina convênio para implantação do Campus da UEPA no município








A Educação de Parauapebas teve mais uma grande conquista. 
Na tarde de ontem, quinta-feira (10), a Prefeitura, a Vale e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) assinaram convênio de cooperação visando a implantação de mais um Campus universitário no município.
Depois da construção da Universidade Rural da Amazônia (Ufra) em 2014, agora é a vez da Uepa.

O evento, que ocorreu no auditório da Prefeitura, contou com a participação de representantes estudantis, de instituições de ensino públicas municipais e estaduais e particulares, cursinhos e universidades.
Além do vice-governador do Estado do Pará, Zequinha Marinho, participaram da cerimônia, o reitor da Uepa, Juarez Antônio Simões Quaresma; o diretor de Operações Ferrosos Norte da Vale, Paulo César Horta Moreira; o prefeito, Valmir Queiroz Mariano; a secretária de Educação, Leila Lobato, entre outras autoridades.

Para o prefeito Valmir Mariano, a assinatura do convênio representa a realização de um sonho. 
“Estamos realizando um grande sonho, talvez o mais significativo desses três anos de trabalho. 
O que estamos fazendo no município é dando mais um salto qualitativo e quantitativo”. 
Ele também ressaltou o quanto tem buscado melhorias para a educação municipal: “Não vejo outra forma de desenvolver o município que não seja através da educação, por isso, tenho investido significativamente nessa área”.

O reitor da Uepa, Juarez Antônio Simões Quaresma, parabenizou o governo municipal pelo bom trabalho desenvolvido na área educacional.
“É muito bom ver uma administração municipal cuidando muito bem da educação de seu povo, tanto na educação básica quanto superior”. 
O reitor também falou o quanto a Universidade está preparada para atender bem as suas demandas. 
“40% do nosso quadro de professores são doutores e até o final da gestão serão 60%”.

Já o vice-governador, Zequinha Marinho, falou da importância dos jovens terem acesso à educação próximo de suas casas e agradeceu a gestão municipal pela conquista.  “Agradeço ao prefeito e a secretária, por lutarem incansavelmente por essa causa. 
Tenho orgulho em dizer que chegou o dia mais esperado por todos os jovens e estudantes deste município, a partir de agora, com a assinatura deste convênio, a Uepa será instalada em Parauapebas”.

INVESTIMENTOS

Serão destinados 20 milhões para a execução do projeto. 
O investimento será feito pela Vale, por meio do projeto Ramal Ferroviário. 
Caberá também à mineradora acompanhar a execução das obras. 
Já a Prefeitura ficará responsável pela elaboração do projeto executivo, juntamente com a Uepa, como também, pela aquisição da área, de 30 mil metros quadrados, além da coordenação e execução das obras.

O Diretor de Operações Ferrosos  Norte da Vale, Paulo César Horta Moreira, mencionou o quanto a Vale tem contribuído com o desenvolvimento do município. 
“Este convênio é mais uma demonstração do compromisso da Vale com Parauapebas, que vem atender não somente um anseio antigo da juventude, como também, preencher uma lacuna importante na área educacional e somar ao importante trabalho desenvolvimento pelo município”.

CURSOS PREVISTOS

A secretária de Educação, Leila Lobato, falou sobre a importância de oferecer mais oportunidades de ensino superior no município, para que a cidade se torne um polo educacional e citou os primeiros cursos que estão previstos com a implantação do campus.

Segundo ela, devem ser implantados inicialmente os cursos de licenciatura em Letras com Habilitação em Libras, Matemática, Ciências da Religião e Música; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design com Habilitação em Projetos do Produto, Fisioterapia e Enfermagem.

“É importante ressaltar que Música é um novo componente da estrutura Curricular do ensino fundamental, de acordo com a legislação nacional, e queremos capacitar profissionais para atuarem na área”. 
Para a gestora, o campus trará muitas outras possibilidades. 
“Com o funcionamento da Uepa vai ser mais fácil conquistarmos outros cursos superiores, pós-graduações, mestrados e, quem sabe, doutorados”.

Texto: Messania Cardoso/Ascom
Fotos: Anderson Souza


Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 2079  | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br



 



Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...