Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 18, 2016

'Politização' da Justiça e do MP é 'volta atrás' na história, diz Dilma


Presidente participou de evento do Minha Casa, Minha Vida na Bahia.
Na última quarta, juiz Moro divulgou áudio de ligação entre Lula e Dilma.


Juliana Almirante e Filipe MatosoDo G1 BA e do G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (18), ao entregar unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana (BA), que a "politização" da Justiça e do Ministério Público representa uma "volta atrás" na história.

Na última quarta (16), o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, retirou o sigilo de telefonemas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interceptadas pela Polícia Federal. 


Entre essas conversas, estão diálogos do petista com Dilma e e com o ex-chefe da Casa Civil Jaques Wagner, atual chefe de gabinete da presidente.

Desde que os diálogos foram divulgados, a presidente acusado o juiz de ter violado a lei e dito que tomará as providências legais.


"O meu governo garantiu autonomia para a Polícia Federal investigar quem fosse necessário. 

O meu governo respeita o Ministério Público e o Judiciário. 

Agora, nós consideramos uma volta atrás na roda da história a politização de qualquer um desses órgãos. 

Nada nem ninguém pode defender uma polícia ou Justiça que seja a favor de alguém por critério político", declarou Dilma.

"Não é possível aceitar qualquer grau de politização, em qualquer ação de investigação, no nosso país. 


É uma volta atrás, um retorno a páginas atrasadas na nossa história", acrescentou a presidente no evento.

No discurso, que durou cerca de meia hora, Dilma criticou diretamente a divulgação dos áudios por ordem de Sérgio Moro.

A uma plateia formada por beneficiários do Minha Casa, Minha Vida, ela ressaltou que em outros países, como os Estados Unidos, é impensável imaginar um presidente da República ser alvo de escutas telefônicas.


"Grampeia o presidente dos Estados Unidos para ver o que acontece com quem grampear. 

É por isso que vou tomar todas as providências cabíveis neste caso. 

Não é só por causa da Presidência da República, que é muito importante, é por outro motivo: se eu não tomar providências, se alguém puder me grampear sem a autorização do Supremo Tribunal Federal, o que vai acontecer com o cidadão comum?", afirmou, acrescentando que a Justiça não pode ser "politizada".

A repercussão política dos áudios entre Dilma e Lula foi intensa em Brasília. 

Desde então, parlamentares da oposição na Câmara e no Senado passaram a pedir a renúncia da petista

Nesta semana, conversas entre Dilma e Lula foram divulgadas depois que o juiz Sergio Moro retirou o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente, alvo de investigação da Operação Lava Jato.

Além disso, manifestantes foram às ruas de cidades em 19 estados e no Distrito Federal para pedir a saída da presidente.

Lula na Casa Civil
Segundo Dilma, o ex-presidente Lula, novo ministro da Casa Civil, é um "grande amigo" que poderá ajudar o governo.

"Quando vocês estão enfrentando alguma dificuldade, vocês não chamam um parente ou um amigo par ajudar? 


Por isso eu chamei um grande amigo meu e de vocês para me ajudar. 

Eu chamei o presidente Lula", afirmou.

Dilma também declarou que os programas sociais serão mantidos e a inflação, reduzida. 

"Esses programas, como o Minha Casa, Minha Vida, estão mantidos. 

Mas nós também temos de combater a inflação, porque a inflação prejudica o bolso de vocês e, agora, estamos conseguindo dar os primeiros passos para derrotar a inflação. 

A inflação neste país vai cair. Ela vai cair", afirmou.
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...