Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, março 08, 2016

PIB do Japão encolhe a uma taxa anualizada de 1,1% no 4º trimestre

Número é revisão para cima em relação à contração preliminar de 1,4%.
Previsão de mercado era de revisão para uma contração de 1,5%.

 

Da Reuters
Área financeira de Tóquio, no Japão. (Foto: Reuters)Área financeira de Tóquio, no Japão. (Foto: Reuters)


A economia do Japão encolheu a uma taxa anualizada de 1,1% no último trimestre do ano passado, uma revisão para cima em relação à contração preliminar de 1,4%, mostraram dados do governo na terça-feira (7, horário local).

A previsão de mercado era de que a taxa fosse revista para uma contração de 1,5%.

Nos meses de outubro a dezembro, o Produto Interno Bruto contraiu 0,3% na comparação com o trimestre anterior, ante previsão em pesquisa Reuters de queda de 0,4%.

Crescimento em risco
O Japão enfrenta riscos ao crescimento este ano, que podem deixar ainda mais difícil para o país alcançar seus objetivos de consolidação fiscal, disse um analista sênior de risco soberano da agência de classificação de rating Moody's Investors Service nesta segunda-feira (7).


Saiba mais:

"A perspectiva de crescimento é uma questão que sempre observamos. 

Já incorporamos no rating o fato de que o Japão tem um potencial de crescimento muito baixo. 

Mas o desempenho do crescimento por si só, creio, está um pouco mais fraco do que esperamos", disse Christian de Guzman em uma entrevista por telefone.

Em dezembro de 2014, a Moody's rebaixou a classificação da dívida soberana do Japão em um grau para A1 com perspectiva estável, citando o aumento da incerteza sobre a capacidade do país de alcançar suas metas de redução da dívida.

Atualmente, a agência projeta que o Japão cresça 1% neste ano calendário, mas a perspectiva encara incertezas tanto domésticas quanto externas, disse.

"Dada a recente performance dos últimos trimestre, há alguns riscos à projeção", disse Guzman.

País não pretende adotar mais medidas.


O presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda, afirmou nesta segunda que não está atualmente pensando em adotar medidas adicionais para afrouxar a política monetária.

Kuroda, falando no comitê de orçamento da câmara alta, reiterou sua visão de que no futuro está preparado para ajustar a política monetária se necessário.

Ele também disse que a política de taxa de juros negativa, que surpreendeu os mercados ao ser anunciada neste ano, terá papel importante para reduzir a taxa de juros e os custos de empréstimos.

 PIB do Japão contraiu 1,4% entre outubro e dezembro, queda maior que a previsão do mercado. (Foto: AFP) PIB do Japão contraiu 1,1% entre outubro e dezembro (Foto: AFP)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...