Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 11, 2016

Comunidade do Novo Brasil participa do Dia D de combate às doenças renais




Quem procurou a Unidade de Saúde do Bairro Novo Brasil na quinta-feira (10) participou de palestras e pôde receber encaminhamento de exames capazes de avaliar as funções renais. 

As orientações integram a Campanha do Dia Mundial do Rim, que este ano tem como foco principal a prevenção da doença em crianças.  

“Envolvemos os pacientes que vieram para agendamentos ou consultas nas atividades do dia D de prevenção às doenças renais. 

A comunidade está participando de palestras, aferição de pressão, exames de sangue e recebendo orientação sobre o exame de urina. 

Estamos pedindo que os pais tragam seus filhos e deem todo o cuidado necessário para que eles se tornem adultos saudáveis”, afirmou a enfermeira e gerente da unidade, Katiuscia Lima.

A dona de casa Joseane Carneiro, aproveitou a consulta de rotina das filhas Letícia, de 12 anos, e Ticiane, de 6 anos, para participar da ação. 

“Fui muito bem orientada sobre os problemas que podem ocorrer caso não cuide da saúde de minha família. 

É muito importante saber como proceder e melhor ainda é poder fazer os exames gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde”, declarou.

No bairro, a ação ocorreu de forma integrada, com as orientações e encaminhamento de exames também na Escola Municipal Sandra Maria. 

Segundo a enfermeira Lidiane Ribeiro, cerca de 160 crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 11 e 18 anos, puderam saber como as doenças renais atuam no organismo e como elas podem ser prevenidas.

“Eu não sabia que tomar muito anti-inflamatório poderia desenvolver doenças renais, também não sabia de todas as funções dos rins. 

Agora sei que posso prevenir as doenças fazendo exercícios e tendo uma alimentação saudável”, reconheceu a estudante de 13 anos, que cursa o 8º ano, Ludimille Santos.

A coordenadora da escola, Cleidiane Rodrigues, destacou que a parceria entre saúde e escola é fundamental. “Quando os alunos escutam orientações de profissionais da saúde, eles tendem a ser mais cautelosos e seguir as recomendações”, finalizou. 

A Campanha do Dia Mundial do Rim é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.


Texto: Sara Nascimento
Fotos: Irisvelton Silva



Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 2079  | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.













Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...