Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, fevereiro 02, 2016

TSE notifica Temer a apresentar defesa em processo de cassação


Ação proposta pelo PSDB acusa presidente e vice de abuso de poder político.
Dilma seria notificada nesta terça, mas comunicação deve ocorrer na quarta.

 

Do G1, em Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) notificou nesta terça-feira (2) o vice-presidente da República, Michel Temer, a apresentar defesa em uma das ações propostas pelo PSDB pedindo a cassação da chapa presidencial que venceu as eleições de 2014. 

A entrega do comunicado foi confirmada ao G1 pela assessoria da Vice-Presidência.

O TSE também pretendia notificar a presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira, no entanto, segundo o G1 apurou, o oficial de Justiça não conseguiu entregar o documento. 

A assessoria jurídica do Planalto informou ao tribunal que a presidente quer receber pessoalmente a notificação.

Como ela passou a tarde no Congresso Nacional para apresentar a mensagem do Executivo ao Legislativo, ficou acertado que o oficial de Justiça retornará ao palácio nesta quarta-feira (3).

Depois de entregar o comunicado, o oficial terá de voltar à sede do governo federal em até dois dias para coletar os mandados assinados pela presidente e pelo vice.

Concluída esta etapa formal, Dilma e Temer terão cinco dias para apresentar suas defesas.

Atualmente, os dois chefes do Executivo federal são alvo de três ações no TSE: uma prestação de contas, uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime).

Nesta terça, eles foram notificados na Aime, que tem como objetivo impugnar o mandato obtido com abuso de poder econômico, corrupção ou fraude. 

A ação está sob a relatoria da ministra Maria Thereza Moura.

Já a Aije se aplica para impedir e apurar a prática de atos que possam afetar a igualdade de disputa entre candidatos em uma eleição, como ocorre em casos de abuso do poder econômico, abuso do poder político ou de autoridade e utilização indevida dos meios de comunicação social. 

Condenado na Aije, o político pode ser enquadrado como inelegível.

Saiba mais:

Notificação aos partidos
Além de notificar Dilma e Temer, o TSE irá enviar uma comunicação ao PT e ao PMDB – partidos que encabeçaram a chapa presidencial – e também ao PSDB, legenda que propôs a ação na Justiça eleitoral.


Os tucanos argumentam no processo que houve abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2014, com uso indevido da cadeia nacional de rádio e televisão, além de manipulação de pesquisas e uso de dinheiro desviado da Petrobras para abastecer o caixa da campanha petista.

Em outubro, o TSE autorizou o prosseguimento do processo de cassação

Após a presidente e o vice apresentarem suas defesas, o tribunal irá analisar as provas e os depoimentos prestados na ação. 

Só depois disso é que a Corte eleitoral irá decidir se cassa ou não os mandatos dos dois chefes do Executivo.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...