Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, novembro 04, 2015

Escola Municipal São Judas Tadeu no município de Irará na Bahia, comemora 62 anos de fundada em grande estilo


A Palavra de Deus cabe em qualquer lugar.


Este blogueiro teve a honra de participar das comemorações dos 62 anos de fundação da Escola Municipal São Judas Tadeu, no município de Irará, no Estado da Bahia, no dia 29 de outubro do ano em curso, a convite da ilustre Diretora da aludida instituição de ensino municipal, professora Ângela Martins Flores, para participar de uma mesa redonda com mais quatro convidados da comunidade iraraense, com o objetivo de abordarmos alguns temas de interesse da comunidade docente e discente daquele município baiano. 

A mim coube abordar o tema "Os quatro elementos da terra". 

Como o tempo a ser utilizado por cada convidado especial para participar da Mesa redonda, era bastante exíguo, lembrei-me da IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em 2013, que abordou o tema : “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis", onde os estudantes puderam debater nas escolas sobre as mudanças ambientais dentro da temática dos quatro elementos: TERRA, AR, FOGO e ÁGUA.


A partir deste pretexto pedagógico, a comunidade escolar pode inserir a educação ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola de forma transversal e interdisciplinar e desta forma participar de ações e projetos que transformem a escola em um espaço sustentável. 

Então, professor, sugerimos que a educação ambiental seja contextualizada de forma transversal à sua prática pedagógica. 

Sempre que possível, trabalhe estes temas referentes aos quatro elementos básicos. 

Você pode iniciar suas aulas, independente de sua disciplina, discutindo sobre o tema ÁGUA, sua importância para a vida e a preservação. 

A partir daí, pode sugerir que os alunos proponham modificações de atitude em relação a utilização da água na escola. 

Eles também podem propor ações para evitar o desperdício e a poluição da água. 

Afinal,  2015 é o ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA. 

Um bom momento de socializar o que foi trabalhado em sala  no dia 22 de março - Dia Mundial da água, em diversas instituições de ensino Fundamental, Médio e Superior. 

Seguindo esta sugestão que foi proposta em 2013 sobre as "Mudanças ambientais" no planeta terra, alertei aos alunos e educadores presentes ao evento alusivo as comemorações dos 62 anos de existência da Escola Municipal São Judas Tadeu, que a 3ª Guerra Mundial poderá acontecer por causa da falta de água potável, já que a crise hídrica é um fenômeno real comprovada não só no Brasil como no resto do mundo, tão somente por culpa do próprio ser humano que tem provocado o desequilíbrio do nosso ecossistema, com suas ações predatórias contra a natureza e o meio ambiente.  

Finalizei a minha fala contrariando o que os "especialistas" afirmam que estamos vivendo um grave período de crises nos diversos segmentos da sociedade brasileira e mundial, que ao contrário do que eles afirmam, que isso que eles denominam de "Crise", podemos denominar de consequências da crise entre o ser humano e Deus, que a cada dia se afasta do seu Criador com sua rebeldia aos seus ensinos e mandamentos,   utilizando-me de textos bíblicos baseados no Livro de Gênesis capítulo 2, verso 15 que diz: "E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar". 

E no Livro de 2º Crônicas capítulo 7, versos 14, temos o próprio Deus apontando o caminho para a solução de todas as crises que que estão assolando a humanidade, que se resume em uma única crise, que é entre o homem e Deus. 

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra". 


ATIVIDADES DIVERSAS.


Dentro da programação da homenagem aos 62 anos de vida da Escola São Judas Tadeu, houve diversas atividades promovidas pelos alunos. 

Dentre elas, a feira da pechincha com vendas de roupas e calçados usados, feira do agricultor, com vendas de produtos cultivados pelos agricultores do município de Irará, amostra de aproveitamento de materiais recicláveis, danças e apresentação de grupo de capoeira. 

Após o encerramento do evento, foi oferecido um apetitoso almoço a todos que participaram da merecida homenagem aos 62 anos de nascimento da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Judas Tadeu. 


Texto: Jornalista Valter Desidério Barreto. 

Fotos: David Desidério e Valter Desiderio Barreto. 


Ângela Martins Flores - Diretora







ALUNAS APRESENTANDO UM BELO TRABALHO





MINHA IRMÃ NICINHA TAMBÉM DEU SUA CONTRIBUIÇÃO

ESTE JOVEM ADOLESCENTE FOI UM EXEMPLO DE OUVINTE




LINDAS PROFESSORAS !

EU E ELAS


FEIRA DO AGRICULTOR

MENINAS APLICADAS

FEIRA DA PECHINHA





























Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...