Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, julho 02, 2015

1º de maio de 1990: Primeira denúncia de corrupção na administração pública municipal de Parauapebas


Eu e o professor Raitony

Dia 1º de maio de 1990 em palanque improvisado na carroceria de um caminhão.


Neste dia 1º de maio de 2013, é uma data histórica e marcante na minha vida, como um dos pioneiros de Parauapebas. 

Hoje, fazem exatamente 23 anos, que aconteceu neste município, a primeira denúncia de corrupção e desmandos administrativos contra o primeiro gestor municipal eleito após a sua emancipação política e administrativa do município de Marabá, e que culminou com o primeiro crime político da nossa cidade, cuja vítima foi o vereador João Prudêncio de Brito, líder do PDT na Câmara Municipal, por não compactuar com a máfia política que já se instalava nesta região, tendo como comandante em chefe, o então truculento alcaide Faisal Salmen, que chegou a agredir  fisicamente um advogado da então Vale do Rio Doce em seu gabinete dando-lhe um soco no rosto, quebrando os óculos que o mesmo usava. 

De posse de uma nota fiscal de uma drogaria no município de Curionópolis, cujo nome de fantasia era Drogaria Albuquerque, que na mesma estava a descrição de um produto inusitado para um estabelecimento que comercializava medicamentos, que havia sido entregue na Prefeitura Municipal de Parauapebas, aluguei um carro de som por minha conta e risco, a passei duas horas convocando a população para um ato público que aconteceria na esquina da atual Rua JK com a Sol Poente, no bairro Rio Verde naquele dia 1º de maio de 1990, para apresentar a denúncia contra o então prefeito Faisal Salmen, que o mesmo estaria praticando atos lesivos aos cofres públicos do município e como prova da minha denúncia, apresentaria uma nota fiscal em que  na mesma, registrava o fornecimento de marmitex  para a administração municipal. 

A população atendeu o nosso convite, e a noite, havia mais de mil pessoas presentes, ao primeiro ato de combate a corrupção do primeiro gestor do mais novo município do estado do Pará. 

A partir deste momento, não imaginava a dimensão daquela nossa atitude, e qual desfecho teria àquele nosso movimento no combate a corrupção institucionalizada que se implantaria na nossa cidade e que se estendeu até os tres últimos governantes do nosso município, sendo quebrada tal sequência de corrupções e desmandos administrativos, com a eleição em 2012, do atual prefeito Valmir Mariano.  


Valeu a pena as ameaças de morte e perseguições políticas que sempre sofri aqui em Parauapebas, por DENUNCIAR políticos corruptos tanto do Executivo como do Legislativo Municipal. 

Sinto um alívio na minha alma por está testemunhando a ação do Ministério Público do Estado do Pará, realizando um verdadeiro "Pente Fino"  na Câmara de Vereadores de Parauapebas, pelo fato de ter me tornado o primeiro DENUNCIANTE de POLÍTICOS CORRUPTO deste município que  ajudei a construir, como um dos pioneiros que aqui chegou em janeiro de 1984. 

 
Valter Desiderio Barreto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...