Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 13, 2015

As 5 cidades com melhor transporte público do mundo

Tóquio, Nova York, Londres, Paris e Moscou estão no topo da lista da mobilidade

     
Estação de metrô em Tóquio, no Japão. Crédito: Creative commons/Loïc Lagarde

 
Comentário Akatu: A cultura da mobilidade individual e o uso excessivo de automóveis pioram a qualidade de vida da população, especialmente nas grandes cidades. 

São os principais responsáveis pela poluição do ar e pelo aquecimento global, além de trazer outros problemas como poluição sonora e desperdício de tempo em congestionamentos. 

Priorizar o transporte público – principalmente ônibus, metrô e trem – é importante para alcançar uma solução realmente sustentável e de longo prazo.
 
O Inhabitat, blog ligado ao Boston Architectural College, fez uma lista com as cinco cidades que mais se destacam quando o assunto é transporte coletivo de qualidade. 

O ranking utilizou como critérios o conforto, conveniência, eficiência, limpeza, rapidez e facilidade de utilização dos serviços. 

Confira a lista, reproduzida pelo site The City Fix Brasil.

1º lugar: Tóquio
A capital japonesa é uma das maiores cidades do mundo e tem o sistema de transporte mais complexo – e completo – do mundo: metrô, VLT (bondes), trens urbanos, ônibus e balsas que fazem cerca de 30 milhões de viagens diárias. 


O transporte público é a espinha dorsal da cidade e a primeira opção da população para se deslocar. 

As oito estações mais movimentadas do metrô de Tóquio (dados de 2007) somavam 14,4 milhões de passageiros.

2º lugar: Nova York
Na maior cidade dos EUA, as possibilidades de locomoção são muitas: ônibus, trem, metrô, bicicletas, balsas e até faixas exclusivas para pedestres fazem da cidade um dos melhores lugares do mundo para se deslocar utilizando o transporte público. 


Todos os sistemas funcionam 24 horas por dia, de forma a atender toda a demanda da cidade.

3º lugar: Londres
A cidade do Big Ben tem o maior e mais antigo metrô do mundo. 


O Metropolitano de Londres, ou London Underground, que começou a operar 1863, ainda hoje é um dos mais eficientes, com 268 estações e cerca de 400 km de extensão. 

Além disso, a capital inglesa conta com uma vasta rede de ônibus, trens na superfície e bondes suburbanos que garantem a mobilidade diária da população londrina.

4º lugar: Paris
Independentemente de em que lugar de Paris você esteja, é possível encontrar uma estação de metrô a cada 500 metros: são pelo menos 300 espalhadas pela cidade, interligando todas as áreas. 


E, para que as pessoas possam completar seus trajetos da melhor forma possível, a capital francesa ainda tem um sistema de aluguel de bicicletas com 1.400 estações.

5º lugar: Moscou
Apesar de inaugurado há quase oitenta anos, em 1935, o sistema da capital russa é um dos mais pontuais do mundo. 


Mais de 8 milhões de passageiros utilizam diariamente o sistema ferroviário de Moscou, que tem 305 km de extensão.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...