Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Brasileiro 'criou mundo próprio e não acha que será executado'

Rodrigo Gularte pode ser executado na Indonésia ainda neste mês; prima diz que ele sofre de esquizofrenia e espera que laudo force transferência para hospital.

 

Da BBC
Segundo imprensa local, execução de Gularte poderia ocorrer ainda neste mês (Foto: AFP)Segundo imprensa local, execução de Gularte poderia ocorrer ainda neste mês (Foto: AFP)
 
 
A família do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, que aguarda sua execução na Indonésia por tráfico de drogas, tentará a transferência dele para um hospital psiquiátrico após o diagnóstico de esquizofrenia, o que poderia adiar o cumprimento da sentença.

Gularte, de 42 anos, está preso desde julho de 2004, após tentar entrar na Indonésia com 6 kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. 

Ele foi condenado à morte no ano seguinte.

Seus dois pedidos de clemência foram negados pelo presidente e, segundo a imprensa local, sua execução poderia ser realizada neste mês.

Uma prima de Rodrigo, Angelita Muxfeldt, está na Indonésia e disse que o brasileiro "criou um mundo paralelo".

"Ele está num quadro de paranoia. Ele criou um outro mundo, que tudo isso que está acontecendo não é verdade, que ele não vai ser executado. 

Ele não consegue entender essa realidade", disse Angelita à BBC Brasil por telefone.

"Ele não reclama de nada. 

Inclusive, quando a gente falou que queria tirá-lo para um hospital, ele disse que não. 

Ele diz que não tem que ir para o hospital. Que é perigoso ir para o hospital, que lá dentro ele está seguro".

A confirmação do quadro de esquizofrenia poderia adiar a execução do brasileiro, já que, segundo o advogado de Gularte, a lei proíbe a morte de um prisioneiro que não esteja em plenas condições mentais, disse um funcionário da embaixada brasileira em Jacarta.

Uma médica psiquiátrica examinou Gularte na prisão e recomendou sua internação, disse o funcionário brasileiro.

A embaixada apresentou um pedido de transferência ao procurador-geral e outro médico deverá examinar o brasileiro para estabelecer um laudo, o que deverá ocorrer na próxima semana.

Gularte já teria tentado suicídio uma vez, em 2006, disse a prima.

Segundo a imprensa local, o nome dele está na lista de réus que deverão ser executados ainda neste mês, mas a embaixada brasileira disse não ter sido informada oficialmente. 

A execução na Indonésia é por fuzilamento.

'Fechando a aura'.

Angelita esteve com Gularte na terça-feira e disse que ele está sozinho numa cela, "magro, mas bem".


"Ele usa um boné virado para trás, que ele não tira de jeito nenhum. Ele diz que está fechando chakras da aura para protegê-lo... 

Tenho visto que ele não tem trocado de roupas. 

Eu levei roupas para ele e ele não troca. 

É da doença", disse.

"Ele nega o problema. 

Na última vez que estive lá, eu levei uma cópia da primeira página do Jakarta Post onde o nome dele está na lista. 

Eu acredito e senti que pode ser que ele tenha pensado mais que isto pode ser verdade".

O jornal citou uma autoridade local dizendo que eles "estão prontos" para as execuções, e que é "só uma questão de apertar o botão".

No mês passado, outro brasileiro condenado à morte por tráfico de drogas na Indonésia - o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos - foi executado com outros cinco prisioneiros, apesar do pedido por clemência feito pela presidente Dilma Rousseff.

O presidente indonésio, Joko Widodo, se elegeu no ano passado após prometer rigor no combate ao crime e que negaria pedidos de clemência.

O grupo Anistia Internacional tem pedido que as iminentes execuções sejam canceladas e que este tipo de punição seja abolido.

"Crimes devem ser punidos, entretanto não há qualquer evidência de que a pena de morte desencoraje ou seja mais efetiva na repressão à criminalidade", disse Maurício Santoro, assessor de direitos humanos da Anistia Internacional no Brasil, em comunicado.

"A pena de morte transforma a justiça em vingança e o Estado em algoz. 

É inadmissível em qualquer circunstância, seja qual for o crime cometido", disse.



27
Comentários recentes populares

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Ismael Oliveira
há uma hora
Os direitos humanos dizem que pena de morte não resolve o problema social, mas a matemática é uma só, um traficante morto é um a menos pra destruir várias famílias, e garanto que com a morte deles, desencoraja muitos desses covardes destruidores de vidas.
    Jose Bortholuzzi
há 2 horas
Quantos: pais, mães, filhos,filhas, irmãos, irmãs, netos, netas, tios, tias, primos, primas, amigos, amigas, maridos, esposas, netos, netas, bisnetos, bisnetas e assim por diante tiveram suas vidas ceifadas pelo privilégio da esperteza e vida privilegiada. Tu sabias, foi porque quis, conselhos não faltaram................
    Alexandre Lima
há 10 horas
Gooooool da Alemanha!!!
    Zahra
há 10 horas
Agora banca de doido ne.. mas na hora de traficar pra manter vida de rico ele era saudavel.
    Klaus Abner
há 10 horas
Se eu fosse condenado a morte também criaria o meu mundo..talvez viraria até Napoleão....vá em paz rapaz e saiba que pro PT vc será mais um herói..mas para o mundo um câncer que foi extirpado para bem da humanidade,mas como o Brasil é o país das piadas..fico com a opinião sensata do mundo!
    Horacio Pimentel
há 11 horas
"Ele está num quadro de paranoia. Ele criou um outro mundo, que tudo isso que está acontecendo não é verdade, que ele não vai ser executado. Esse estado de paranoia é o mesmo que ele iria propiciar com os 6kg de coca. Não tenho remorso algum em desejar a morte dele, Prima ANGELITA, vc já deve ter ouvido esse dito popular: "Antes chorar a sua mãe que a minha".
    Marisa Barreto
há 11 horas
Se tem uma coisa certa nessa vida é que a gente colhe o que planta. Não existe ninguém que faça tudo que tenha vontade inconsequentemente sem pagar o preço. E geralmente, para aqueles que saem fazendo tudo que dá na telha sem se importar com os outros, o preço é caro.
    Parcela Bnds
há 11 horas
Ingênuo.
    Mariana Fonseca
há 11 horas
já era para ta morto esse lixooo.... no inferno
    Jeferson Savedra
há 11 horas
só ele voltar pro brasil que ele fica curado rapidim.lixooooooooooooooooo lixooooooooooo vc é um lixoooooooooo.
    Jeferson Savedra
há 11 horas
esse lixo ai ta fazendo media na cadeia pras pessoas se sencibilizar desse homicida traficante,ele axa que engana quem esse lixooo dos lixos??temq morrer mesmo se ele voltar pro brasil rapidim ele fica bom aliaz demntro do avião mesmo ele ja fica bom. esse lixo
    Don Garlits
há 11 horas
Quando ela traficava ele tinha esquizofrenia?
    Wagner Amaral
há 11 horas
"Olho por olho, dente por dente"... Ao destruir lares, famílias, jovens, pais, irmãos, filhos.... Enfim, ao destruir toda a sociedade civil ele não era "doente"... Sabia que poderia faturar uma boa grana, mas o tiro saiu pela culatra... Chega de piedade, de clemência a quem só está PHUDHENDHO o mundo... Seja na corrupção política, no tráfico... PUNIÇÃO AOS CRIMINOSOS e que faça valer a lei. Ele sabia que poderia ser condenado a morte por tráfico na Indonésia, na passagem, me parece, que vem explícito essa informação.
    Hugo Souza
há 11 horas
Se ele que é traficante tem esquizofrenia imagina quem usa o que ele vendia? Já deveriam ter executado a tempos... O dia que no brasil a punição for exemplar apara bandido quero ver isso acontecer de novo
    Ava Gina
há 12 horas
nossa q milagre G1, aberto pra comentários, tem mais q morrer msm, ele e todos os outros, bandido bom é bandido morto!!!!
    James Araujo
há 12 horas
PRA QUERER GANHAR DINHEIRO "FÁCIL" E DESGRAÇAR VARIAS FAMÍLIAS ELE NÃO É DOIDO,,SÓ É DOIDO SE RASGAR DINHEIRO E COMER FEZES
    Erika Lima
há 12 horas , respondido há 12 horas
Provavalmente conseguirão a extradição e ele vai virar um 'heroi'. Pensem em quantas pessoas este homem contribuiu para que entrassem nas drogas e quantas familias foram afetadas, em quantas pessoas morreram pelo uso. Só mesmo no Brasil para se passar mão na cabeça de marginais e eles continuarem cometendo crimes nas prisões.Vergonha.
    Joel Chapadão
há 12 horas , respondido há 12 horas
Grande culpado dessas atrocidades é o Sr. Bolsonaro. Por isso o povo pensa dessa maneira mesquinha e egoísta ! Todas as pessoas merecem viver,independente de ter feito qualquer coisa. Estupro,tráfico,pedofilia ou qualquer crime,elas merecem uma segunda chance na sociedade.. sugiro que sigam o PSOL/Freixo/Jean/Tarcísio Motta para entenderem o que quero dizer. Inteligentes são PSOL,burros são Bolsolixo.
    Dracotj289
há 12 horas
para fazer tráfico ele não é esquizofrenico né? TO ACHANDO...Q NÃO VAI ADIANTAR...ESSE "H"..HEIN....VAIIIIIII RODAR...
    Lyana
há 12 horas , respondido há 12 horas
Que se cumpra a sentença.Tava pensando o que ? ganhou dinheiro as custas de muitas outras vidas, familias destruidas por causa das drogas que ele traficou. Pois é...agora é tua vez bandido .
    Antonio Gandolfi
há 12 horas
Ah, tá....agora "neném tá dodói" só pra escapar do fuzilamento???É que nem aqueles papinhos furados de assassinos, pedófilos, estupradores, etc, que na cadeia dizem que começaram a ler a Bíblia, encontraram Jesus, Nossa Senhora e blá, blá, blá.....vem com essa historinha pra cima de mim???Malandro é o gato que nasce de bigode!!!!Agora vai querer que eu acredite em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Cegonha, Mula-Sem-Cabeça......
    Renato Santos
há 12 horas
Esquizofrênico? Bela estratégia para livrar-se do que merece.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...