Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, janeiro 24, 2015

Estiagem atrasa a piracema no Rio Piracicaba


Será preciso de 1 a 2 anos para o fenômeno se normalizar, diz pesquisador.
Reprodução vai até fevereiro; prejuízo, no entanto, é menor do que previsto.

 

Do G1 Piracicaba e Região
A seca que atingiu a região de Piracicaba (SP) durante 2014 prejudicou o período de reprodução de peixes deste ano, que termina em fevereiro. 

A piracema, fenômeno de migração dos cardumes para desova, começou atrasada por causa da estiagem e caiu pela metade, com 50% do esperado para essa época, de acordo com o primeiro balanço de especialistas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta).

"Do dia 22 a 23 de dezembro, tivemos fortes chuvas na região de Campinas (SP), principalmente, isso fez com que o Piracicaba tivesse um bom volume de água. 

Em vista da situação crítica, até que tivemos uma piracema satisfatória para região de Piracicaba", disse o pesquisador do Cepta, Fábio Sussel.

Sussel adverte ainda que é preciso chover bem mais para que a reprodução volte ao normal. 

“A expectativa é que demore de um a dois anos para que a piracema se normalize nos rios do sudeste paulista”, afirmou. 

Ele explica ainda que a situação pode ser levemente atenuada até o fim de janeiro, já que há previsão de chuva forte exatamente junto com mais um período de desova.
Caos no Piracicaba.

A vazão do Rio Piracicaba ficou em torno dos 50 metros cúbicos por segundo no últimos três meses. 


Historicamente, o índice normal neste mesmo período é de 200 metros cúbicos por segundo.

"Isso é muito preocupante. 

Para que o volume aumente significativamente, é necessário que chova na região do Cantareira, porque é de lá que é liberada a água", disse Guilherme Valerini, coordenador dos projetos PCJ.

Além da necessidade de chuvas, é preciso que a população respeite o período de piracema, lembra o pescador e organizador dos passeios de barco no Rio Piracicaba, Luís Fernando Magossi. 

"Apesar de ter melhorado, a conscientização está longe de ser como deveria. 

Os peixes já sofrem por falta de água e ainda há pessoas que pescam durante essa época. 

Não é justo", afirmou.

Pesquisadores do Cepta afirmam que, apenas na próxima piracema, que começa em novembro de 2015, vai ser possível recuperar a reprodução normal das espécies de peixes do Rio.
Piracema no Rio Piracicaba (Foto: (((não usar - cessão expirada))) Antonio Trivelin/Arquivo pessoal)Piracema no Rio Piracicaba (Foto: Antonio Trivelin/Arquivo pessoal)
Rio Piracicaba nesta terça-feira (20) com vazão 90% abaixo da média (Foto: Leon Botão/G1) 
Rio Piracicaba nesta semana estava com vazão 90% abaixo da média (Foto: Leon Botão/G1)
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...