Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 09, 2014

Vice-presidente do PSD de Parauapebas Gesmar Costa ministra palestra de políticas públicas para jovens e adultos em Tucuruí

No final da semana que se passou, precisamente sábado, dia 07, Gesmar Costa, vice-presidente do Partido Social Democrata - PSD, e ex-gestor do SAAEP e agora pré-candidato ao cargo de deputado estadual,  acompanhado de amigos de Parauapebas, ministrou uma palestra de políticas públicas no município de Tucuruí.

Vamos conhecer um pouco deste importante município no cenário nacional, e porque não dizer mundial, visto que ali está implantada uma das maiores usinas hidrelétrica do mundo.


Tucuruí é um município da microrregião de Tucuruí, na mesorregião do Sudeste Paraense, no estado do Pará, no Brasil

O município é famoso por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo: a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte.

Segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2012 o município possuía 100 651 habitantes e 2 086 km² de área.


É a mais antiga localidade ainda existente no sudeste do Pará (região do Carajás), sendo fundada como colônia militar portuguesa em 1779.

-Histórico
 
Tucuruí é fruto de várias ações públicas do Estado, cujo intuito maior foi o de aproveitamento do imenso potencial hídrico do Rio Tocantins, assim como das riquezas que afloram em suas margens.
A realidade de Tucuruí depende de dois momentos históricos. 

O primeiro foi a implantação da Estrada de Ferro do Tocantins que visava superar as corredeiras e cachoeiras do rio, e a segunda foi a construção da maior escultura do capital internacional da Amazônia, a Hidrelétrica de Tucuruí. 

Desses projetos decorreram inúmeros condicionamentos que influenciaram até os hábitos dos moradores de Tucuruí. 

Percebe-se, além desses fatores, que a economia de Tucuruí é propulsora da microrregião do mesmo nome com os municípios de Breu Branco e Novo Repartimento, desmenbrados dele. 

-Gentílico: tucuruiense 

-Formação Administrativa
 
Distrito criado com a denominação de Alcobaça, pela lei provincial nº 661, de 31-10-1870, subordinado ao município de Baião, figurando neste município até o ano de 1911.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937.
Pela lei estadual nº 4505, de 30-12-1943, o distrito de Alcobaça passou a denominar-se Tucuruí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito já denominado Tucuruí, permanece no município de Baião. 

Elevado à categoria de município com a denominação de Tucuruí, pela lei estadual nº 62, de 31-12-1947, desmembrado de Baião com sede no antigo distrito de Tucuruí constituído do distrito sede. Instalado em 25-05-1948. 

Pela lei estadual nº 158, de 31-12-1948, é criado o distrito de Remansão (atualmente inundado pelo Lago de Tucuruí) e anexado ao município de Tucuruí. 

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de 2 distritos: Tucuruí e Remansão. 

Pelas leis 5703 e 5713, de 13-12-1991 foram elevados à condição de municípios os povoados de Breu Branco e Novo Repartimento, respectivamente. 

Povoados que foram relocados com a inundação da hidrelétrica com urbanização e casas construídas pela Eletronorte no núcleo residencial. 

Os povoados primitivos ficavam à margem esquerda do Rio Tocantins e estão hoje submersos pelo lago.

Distância da Capital:
287,818 Km.

Distância para Parauapebas:
257.44 km.
 
Fonte : IBGE 

Vejam algumas imagens abaixo deste município de pessoa hospitaleiras, educadas e dóceis registradas por nós e em seguida daremos continuidade ao texto da matéria que começamos.
















































ARTICULAÇÃO DE VISITA DO VICE-PRESIDENTE DO PSD A TUCURUÍ FOI FEITA POR FILHA E MÃE DAQUELE MUNICÍPIO. 

Graças a iniciativa de uma filha de Tucuruí que saiu daquela cidade a um ano, mudando-se para Parauapebas por falta de oportunidades de se encaixar no mercado de trabalho na sua cidade de origem, depois de ter concluído o seu curso de nível superior na UFPA, batizada com o nome LUANA PENICHE e que ao chegar naquele município que escolhera para iniciar a sua carreira profissional, a porta de emprego na autarquia do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas-SAAEP se abrira para ela, dando-lhe uma função compatível com a sua formação acadêmica, foi que se tornou possível um grupo de moradores de Tucuruí participar de uma brilhante palestra do nosso ilustre amigo GESMAR COSTA, vice-presidente do Partido Social Democrata-PSD de Parauapebas e pré-candidato a deputado estadual nas eleições gerais deste ano, cujo tema foi políticas públicas, enfocando a questão do saneamento básico no Brasil, que precisa ser olhado pelos gestores públicos do país com mais cuidado e responsabilidade. 

Com sua grande bagagem de gestor público que solucionou definitivamente o problema da falta de água no município de Parauapebas que já se arrastava por mais de duas décadas, e em pouco mais de seis meses frente a autarquia SAAEP, zerou mais de 80% o déficit de água tratada nas torneiras da população parauapebense, mostrou para aquela comunidade tucuruiense que sofre problema semelhante ao que acontecia na "Capital do minério" brasileiro, que se houver vontade política e competência do gestor, não existe problema sem solução. 

Ao finalizar a sua fala, agradeceu a todos os presentes que o ouviram com muita atenção, agradeceu a idealizadora da iniciativa em convidá-lo para se fazer presente a sua cidade natal para realizar a bem sucedida palestra, como também agradeceu a sua genitora D. MARIA LIDUÍNA PEREIRA ALMEIDA, que apoiou a iniciativa de sua querida filha LUANA, que inclusive, foi a responsável por 80% da organização do evento, garantindo um público interessado em ouvir com atenção as palavras do exímio palestrante. 

Finalmente agradeceu e enalteceu a figura do prefeito VALMIR QUEIROZ MARIANO, por ter lhe dado a oportunidade de assumir a gestão do SAAEP, dando-lhe inclusive toda a liberdade para trabalhar na solução do problema crônica de falta de água tratada nas torneiras dos munícipes por tantos anos. 

Após o encerramento do evento, todos presentes foram brindados com um jantar a base de uma deliciosa galinhada acompanhada com refrigerantes.


Gesmar Costa ao lado do Empresário Célio Diniz e esposa Lúcia Gondim Diniz








Gesmar mostrando a água envasada devidamente tratada para consumo humano servida aos servidores públicos da prefeitura pelo SAAEP.





Luana Peniche fazendo seus agradecimentos aos convidados, amigos e ao Gesmar.

Empresário Célio Amâncio Diniz, Gesmar, Valter, Lúcia, esposa do Célio e sua netinha linda.

Gracyethy, Nágila, Gesmar e Nadson.

Nadson, Graciela, Gesmar e Nágila


Gesmar e os dois irmãos da família Diniz. Nadson Diniz e Nágila Diniz


Gesmar e uma convidada especial acompanhada por Graciela.

Thaylys Rocha de amarelo ao lado de Gesmar e o convidado.


As anfitriãs do evento em Tucuruí: Mãe e filha, Maria Liduina e Luana Peniche

Um comentário:

Maria das Neves Conceição disse...

Tucuruí agradece sua matéria dileto jornalista Valter Desiderio Barreto, pela bela matéria que você fez e publicou sobre a nossa querida cidade ! Lhe dou meus parabéns em nome de todos os tucuruienses que se orgulham de viverem aqui e contribuir para o desenvolvimento do nosso município, cada um como pode. Nós agradecemos também pela vinda do vice-presidente do PSD de Parauapebas, senhor Gesmar Costa que nos falou sobre o sucesso obtido da solução da falta de água no município de Parauapebas depois de tantos anos de sofrimento dos seus moradores. Realmente ele demonstrou que é um profissional competente. Quisera nós tivéssemos um profissional competente para resolver o nosso terrível problema de falta de água nas nossas casas aqui na nossa cidade que ultrapassam e muito os anos que Parauapebas ficou sem água. Aqui tem bairros que passa semanas sem água nas casas da população e ninguém faz nada para resolver a nossa situação, entra prefeito e sai prefeito, é tudo a mesma coisa, entra vereador e sai vereador e nenhum se incomoda de cobrar dos prefeitos solução para esse problema, mesmo a gente vivendo ao lado de um grande manancial de água que é o grande lago da barragem de Tucuruí, ninguém faz nada, elegemos deputados que nos prometem solucionar essa situação depois de eleitos, e eles nos enganam, nos tapeiam e somem daqui da nossa cidade depois de eleitos, inclusive os próprios residentes daqui como é o caso do Parsifal Pontes que foi prefeito da nossa cidade, filho daqui e só roubou os cofres público do nosso município e sumiu da cidade depois de elegermos ele deputado estadual, e só aparece aqui em tempo de eleição como os outros também. E o pior de tudo isso é que a água aqui é de graça para toda a população e muitos moradores não colaboram e desperdiçam muita água porque não pagam nada, se eles colaborassem, a falta de água para os outros moradores não existia. Ouvir com muita atenção as explicações do senhor Gesmar, e se ele realmente sair candidato a deputado estadual esse ano eu vou votar é nele e ainda vou pedir muitos votos pra ele, já que nós aqui de Tucuruí já estamos cansados de ser enganados pelos políticos de nossa cidade que parecem que são combinados para viver nos enganando. Sou filha de Tucuruí e nunca sai desta minha maravilhosa cidade mas vivo desgostosa com o descaso que os políticos de nossa cidade faz de nós. Se é assim, vamos agora acreditar que algum político de fora faça alguma coisa por nós. Um grande abraço pro senhor seu jornalista, se eu soubesse que o senhor era jornalista quando lhe vi aqui na reunião de sábado passado, eu ia lhe falar muita coisa que acontece aqui na nossa cidade e ninguém pode falar nada que é perseguido pelos políticos da cidade, inclusive sobre a situação dos bairros da periferia da cidade que é abandonado pelo prefeito e seus secretários. O prefeito só cuida do centro da cidade só para enganar os visitantes da nossa cidade para dizer que a nossa cidade é bem cuidada. Quando o senhor voltar aqui novamente o senhor faça uma visita aos bairros pobres para o senhor ver se não é verdade o que estou lhe falando, principalmente o bairro do Getat, faz pena agente ver a situação de desprezo desses bairros só porque são pessoas pobres e humildes que moram neles.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...