Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, junho 26, 2014

Japão executa réu condenado à pena de morte, o primeiro em 2014

Idoso matou duas netas e cunhada em 2007.

Japão e EUA ainda aplicam a pena de morte.


Da EFE

O Japão executou um réu na forca nesta quinta-feira (26), a primeira aplicação da pena de morteneste ano e a nona desde que o Partido Liberal-Democrata (PLD) chegou ao governo no final de 2012, informou a agência "Kyodo".

O condenado era Masanori Kawasaki, de 68 anos, que foi executado em Osaka, no oeste do país, pelo assassinato de suas duas netas e de sua cunhada em 2007, anunciou o ministro da Justiça doJapão, Sadakazu Tanigaki.

Japão e Estados Unidos são os únicos países industrializados e democráticos que ainda aplicam a pena de morte.

O país asiático executa os condenados na forca em total segredo, sem aviso prévio aos réus e sem testemunhas, e apenas comunica as execuções para a opinião pública depois que já foram realizadas.

Kawasaki foi condenado à morte por assassinar sua cunhada e suas duas netas, de 3 e 5 anos, com uma faca, na província de Kagawa, sul do país.

O condenado foi até a casa de sua cunhada 'por rancor', e após matá-la e as duas meninas, levou os corpos para enterrá-los em outro local e tentar ocultar o crime, segundo a investigação policial.

"É um caso muito cruel, já que acabou com as vidas valiosas de três pessoas por uma razão egocêntrica", afirmou o ministro da Justiça do Japão.

Tanigaki acrescentou que foi 'muito difícil para a família das vítimas', e explicou que as autoridades 'revisaram o caso com cautela antes de realizar a execução'.

O ministro japonês evitou explicar os motivos para a decisão de executar Kawasaki, pois, atualmente, o país tem 128 réus condenados à pena capital no corredor da morte.

Além disso, declarou que o governo 'não pensa em reformar o sistema da pena de morte por enquanto'.

As últimas execuções no país aconteceram no dia 12 de dezembro, quando dois presos foram executados em Tóquio e Osaka.

Veículos da imprensa japonesa, como o jornal "Asahi", atribuem a demora entre as execuções de dezembro e a de hoje ao caso de Iwao Hakamada, que foi libertado em março após ter passado 46 anos no corredor da morte, depois que novas provas foram descobertas sobre o assassinato múltiplo do qual era acusado.

Hakamada, considerado o homem que ficou por mais tempo no corredor da morte no mundo, é um ex-boxeador de 78 anos que sofre de uma doença mental e foi condenado à pena de morte em 1968, sentença que ficou suspensa por um tribunal japonês que decidiu rever seu caso.

O ministro da Justiça defendeu a pena capital em várias ocasiões com o argumento de que a maioria dos japoneses apóia este sistema.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...