Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 02, 2014

Expedição Carajás leva servidores públicos à Floresta Nacional de Carajás









“Estou entusiasmado e agradecido a Deus por estar aqui hoje”, destaca o coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Allan Werbertt de Miranda, referindo-se à Expedição Carajás, que levou servidores públicos para um rico e belo passeio na Floresta Nacional de Carajás (Flonaca), no sábado, 31 de maio.

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Cooperture Carajás, ICMbio e Vale, a expedição teve como proposta apresentar aos aventureiros o ecossistema único presente em Carajás e um contato direto com a natureza. 

Para a servidora Samara Sousa de Moura, o passeio foi maravilhoso e "é impossível não se encantar com a riqueza e beleza da floresta".

O passeio teve início com saída da portaria de Parauapebas, trilha pela Lagoa da Mata, ida ao mirante da mina de N5 e savana metalófila, passagens pelas grutas da Guarita e Mapinguari e banho na cachoeira de Águas Claras. 

Segundo a guia turística da Cooperture, Paula Sueli Duarte Monteiro, a Floresta Nacional de Carajás tem em sua extensão aproximadamente 411 mil hectares. 

Muitas áreas da Flonaca são de difícil acesso, reconhecidas apenas por sobrevoos.

Os pontos nos quais a expedição passou representam menos de 1% de toda a floresta, disse Paula Duarte aos aventureiros, acrescentando que a floresta também está presente nos municípios de Canaã dos Carajás e Água Azul do Norte, além de Parauapebas. “Existe um potencial turístico em Carajás muito elevado e queremos que os moradores da cidade tenham a oportunidade de conhecê-lo. 

A Floresta Nacional de Carajás tem muitos atributos que podem ser explorados e, por meio do ecoturismo, queremos sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação dessas áreas”, relata a guia.

O servidor da Coordenadoria Municipal da Juventude, Israel Santos Silva, elogiou o roteiro do passeio e demonstrou interesse em voltar: “Tenho 24 anos e nunca tive a oportunidade de visitar essa maravilha. Estou muito satisfeito em conhecer um pouco mais da beleza da cidade onde nasci. 

Eu gostei de tudo”, afirma.

Para a diretora do Museu de Parauapebas e idealizadora da Expedição Carajás, Rose Valente, a iniciativa deve continuar, pois o objetivo da Secretaria de Cultura é proporcionar à comunidade um maior contato com a natureza. “Trata- se de um projeto piloto, que faz parte da programação do aniversário de 26 anos de Parauapebas. 

Mas nossa intenção é que essa atividade possa ser frequente, pois esse tipo de atividade ajuda na conservação da floresta e no despertar de uma consciência ecológica por parte das pessoas”, destaca.

A aventura contou com a participação de servidores das secretarias de Cultura, Educação, Administração, Saúde, Planejamento, Habitação, Gabinete, Procuradoria Geral e da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos. 

O passeio foi realizado em dois dias: sábado, 31/05, com servidores da Prefeitura de Parauapebas, e no domingo, 1º/06, com a comunidade.






Jéssica Borges
Fotos: Anderson Souza 

Prefeitura Municipal de Parauapebas  Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa  imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 2079  | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...