Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, maio 03, 2014

Reservatórios do Centro-Oeste e Sudeste chegam a níveis alarmantes


Em abril de 2012, estoque de água era de 76% e, no mês passado, 32,18%.

Representantes do ONS vão se reunir em Brasília para debater a crise.

 

Sandra Passarinho Rio de Janeiro, RJ



O período das fortes chuvas já terminou, e os reservatórios das regiões que mais produzem energia no país seguem em níveis baixos. 

Os níveis dos reservatórios chegaram a índices preocupantes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que têm 70% da capacidade de armazenamento no país.
 
Em abril de 2012, o estoque de água era de 76%.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) calcula que essas regiões fecharam o mês passado com 38,8% de reservatórios cheios.

É um nível que se aproxima do que foi registrado em abril de 2001, ano do racionamento: 32,18%.
 
O professor Nivalde de Castro afirma que um agravante é o gasto com as termelétricas, que respondem por 20% da eletricidade consumida.

Essas usinas são contratadas para funcionar, no máximo, quatro meses por ano. 

Em esquema de emergência, já estão operando sem parar desde outubro de 2012, como alternativa para economizar água dos reservatórios.

“Sem o programa de estímulo à redução do consumo de energia elétrica, nós ficamos entre a cruz e a espada. 

Por um lado, a demanda vai crescer. 

Por outro lado, a oferta de termelétrica que vai ter que bancar parte dessa demanda. 

Mas, como não chove na média histórica, os reservatórios não vão crescer. 

O cenário é um cenário preocupante e crítico”, aponta Nilvalde de Castro, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que ainda não há necessidade de diminuir o consumo e que vai acompanhar as chuvas nos meses de maio a novembro. 

Se necessário, recomendar a adoção de medidas adicionais para garantir o fornecimento de energia  – o que pode incluir o racionamento.

Na próxima quarta-feira (7), os representantes do ONS vão participar da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...