Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, maio 20, 2014

Dilma sanciona lei que altera ordem de candidatos na urna eletrônica


Pelo texto, deputado federal será o primeiro a aparecer durante votação.


TSE ainda vai julgar se mudanças valem para eleições deste ano.

  Felipe Néri Do G1, em Brasília

 A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (20) a Lei 12.976, que altera a ordem de aparição dos candidatos a cargos eletivos nas urnas eletrônicas. 

Pelo texto, a primeira votação passará a ser para deputado federal – atualmente, a primeira votação é para deputado estadual ou distrital.

A lei não altera as aparições subsequentes na urna: senador, governador e presidente da República. A lei foi publicada no "Diário Oficial da União".

Procurado pelo G1 sobre se a lei terá validade para as eleições deste ano, o TSE informou que ainda analisará o caso e a previsão é que o julgamento ocorra até 10 de junho.

Com a publicação da lei, volta a valer a ordem de aparição que existia até 2008. 

Em dezembro daquele ano, o TSE publicou resolução que determinava que os candidatos a uma vaga de deputado estadual ou distrital deveriam ser os primeiros a aparecer na lista da urna eletrônica.

Após a mudança aprovada pela corte eleitoral, o deputado Milton Monti (PR-SP) apresentou projeto de lei que retomava a ordem anterior. 


Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que a alteração poderia "confundir os eleitores".

"Entendemos que é um equívoco que a foto do candidato a deputado estadual com 5 dígitos no número apareça primeiramente. 


Isso certamente confundirá o eleitor, pois como já dito, é tradição que a foto do candidato a deputado federal anteceda aos demais candidatos", diz o autor do texto na justificativa da proposta.

Na dia em que o texto foi aprovado na Câmara, em 2010, o então presidente da Casa, Michel Temer, informou ao plenário da Casa que o então presidente do TSE, Ricardo Lewandoski, havia ligado para ele para manifestar preocupação com a mudança na ordem de aparição.


 Lewandoski afirmou à época que as urnas já estavam programadas com a configuração estabelecida pelo tribunal.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...