Com a proposta de alinhar as ações que beneficiam a comunidade
indígena e a atender demandas que foram expostas ao governo municipal, o chefe
de gabinete, José de Fátima e representantes das secretarias municipais de
Obras, Serviços Urbanos, Produção Rural e Educação reuniram-se com
representantes indígenas na manhã desta terça-feira (24).
Fotos: Anderson Souza | Ascom
Liliane Diniz
Núcleo de Imprensa | Ascom
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De acordo com o coordenador de relações
indígenas, Girlan Silva, a reunião debateu um conjunto de demandas históricas
das aldeias Kateté, Djudjêkô e Ôodjã.
“Hoje foi um alinhamento entre
as aldeias e as secretarias envolvidas no processo de algumas melhorias para o
setor indígena que já vem sendo debatido desde 2013”, explicou o coordenador.
Girlan ressaltou que atualmente existem algumas prioridades como:
a reforma da casa do índio, a recuperação da estrada de acesso às aldeias, a
pista de pouso e a cobertura das quadras de esporte, construção de campo de
futebol, assim como a construção das unidades de saúde.
Na oportunidade, os representantes das secretarias explicaram aos
indígenas o andamento de cada processo, como é o caso das demandas direcionadas
à Secretaria Municipal de Obras, que já possui processo de licitação em
andamento para melhoria das estradas.
Ficou definido que na próxima sexta-feira (28) uma equipe da
Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fará uma visita às aldeias para
levantar as necessidades quanto à iluminação e a instalação de container para o
descarte do lixo.
Já a equipe da Secretaria Municipal de Obras deve visitar os
locais na primeira semana de abril para averiguar o local da pista de pouso e
ainda as condições das estradas.
Uma próxima reunião deve ser marcada com o gestor do Serviço
Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) para resolver os problemas
relacionados aos poços artesianos e bombas de água.
Solicitações já atendidas
Criação do Setor de Educação Escolar Indígena;
Contratação de professores indígenas;
Fornecimento de materiais esportivos para futebol e futsal;
Legalização e regularização das escolas municipais, com devida
constituição de direção escolar e coordenação pedagógica adequada;
Entrega das escolas das aldeias Ôodjã, Djudjêkô;
Reforma e ampliação da escola da aldeia Kateté;
Serviço de emergência nas estradas de acesso às aldeias.
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