Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, novembro 01, 2013

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social contemplam idosos do município com visitas ao sistema de abastecimento de água ETA I e II



 Visando contemplar a população de idosos do município de Parauapebas nas visitas que estão sendo realizadas  ao sistema de tratamento de água, por alunos e professores da rede de ensino pública e privada, o CRAS do Rio Verde, solicitou ao gestor do SAAEP Gesmar Costa, autorização para que os anciãos que são assistidos por àquele setor ligado a SEMAS, visitassem os dois sistemas de tratamento de água ETA I e II. 

Autorização concedida, nos dias 29 e 30 de outubro do corrente ano, concretizou-se as visitas por esses "visitantes especiais" que consumiram parte de suas vidas para o bem estar da nossa nação e do nosso município. 

Como sempre acontece nas visitas de alunos e professores, a equipe de educadoras ambiental e alguns técnicos do SAAEP, acompanharam os "ilustres visitantes" até as ETAS I e II. 

Depois de conhecerem todo o processo de tratamento de água, a Técnica em Segurança do Trabalho Maria Antônia, ministrou uma aula com muita competência sobre Segurança no Trânsito e Segurança no Lar para o Idoso, aos visitantes especiais.

Como eu hoje tenho o grande privilégio de fazer parte desse grupo denominado MELHOR IDADE, quero parabenizar essa importante iniciativa do governo Valmir Mariano Queiroz, que através da SEMAS e do SAAEP, vem cumprindo esse papel social em inserir os idosos nos programas de valorização do ser humano, como integrantes dos demais grupos da sociedade cujo destino final, será também atingir esse estágio de vida, se assim Deus os permitir. 


Texto: Valter Desiderio Barreto  - Jornalista Idoso


Fotos: Equipe de Educadoras ambiental do SAAEP.


Equipe de Educadoras ambiental do SAAEP
Equipe do SAAEP pousando com os ilustres visitantes idosos.
Educadora ambiental Vilma dando explicações as visitantes
Servidora Gina Mikawa pousando com a visitante.
Técnica em Segurança do Trabalho Maria Antônia


Todos atentos as orientações da Técnica em Segurança do Trabalho Maria Antônia
Educadora ambiental Jacilene e Gina Mikawa.
Educadora ambiental Vilma dando explicações aos visitantes.




 


Dicas de segurança no trânsito para o Idoso






Ver e ser visto.


·         Esta é a principal regra para os pedestres: estar atento ao movimento dos veículos e certificar-se de que também foi visto pelos motoristas. É preciso olhar para o condutor para ter certeza de que ele identificou a sua presença.


Dicas importantes do que fazer ao caminhar

  • Ande sempre pela calçada e afastado da rua;
  • Em estradas ou vias sem calçada, caminhe o mais à esquerda possível, no sentido oposto ao dos carros para que possa ser visto;
  • Sempre que estiver carregando sacolas, procure deixá-las para o lado oposto ao da rua;
  • Quando acompanhado de mais pessoas, ande em fila única.

Cuidado ao atravessar as ruas

  • Atravesse a rua sempre pela faixa de segurança, quando os semáforos para pedestres estiverem abertos. Caso não exista semáforo de pedestres, acene com a mão, sinalizando que fará a travessia. 
  • Atravesse sempre em linha reta. Este é o caminho mais rápido até o outro lado da rua.
  • Atenção, olhe para os dois lados, duas, três ou mais vezes, até ter certeza de que nenhum veículo se aproxima. 
  • Em vias de grande movimento ou de alta velocidade, procure utilizar as passarelas.
  • Ao passar pelas lombadas eletrônicas, os veículos reduzem a velocidade. Por isso, atravesse sempre próximo ao equipamento ou na sua faixa de segurança.

  • Ao desembarcar de um veículo, saia pelo lado da calçada e aguarde até que ele se afaste para iniciar a travessia.
  • Nunca atravesse a rua atrás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que imprecam que os motoristas o vejam.

De olho na sinalização e nos veículos

  • Oriente-se por meio das placas de sinalização e dos semáforos. Respeite as vias exclusivas para ciclistas. 
  •  
  • Para atravessar, siga até o semáforo para pedestres e aguarde a sua vez de passar, caminhando pela faixa de segurança. 
  •  
  • No trajeto diário, procure fazer o caminho mais seguro, com menor fluxo de veículos, calçadas e cruzamentos sinalizados. Quanto menor o número de travessias, melhor.

Dicas de Segurança no LAR para o Idoso



·         Por isso, para garantir o conforto e segurança daqueles que por tanto tempo cuidaram de nós, as adaptações em casa são necessárias. Veja as dicas e eleve a qualidade de vida dos idosos de sua família. 


· Um dos maiores perigos que cercam os idosos são as quedas. As causas mais comuns de acidentes em casa são os obstáculos que se encontram pelo caminho. Pode ser um tapete, um piso molhado, um móvel que deixa pouco espaço para passagem ou até um degrau. O banheiro é o lugar com maior incidência de acidentes graves, primeiro porque muitos idosos querem preservar a privacidade e chaveiam a porta, e segundo porque o local costuma ficar com frequência úmido e escorregadio. 


· Adaptações para o banheiro – No chão do banheiro (o maior causador de quedas) há duas opções: piso antiderrapante e tapete de borracha que gruda no chão. As barras de apoio, fixadas nas paredes, também são importante e podem evitar os tombos quando faltar equilíbrio. No chuveiro, algumas vezes pode ser necessária uma cadeira de plástico para a pessoa tomar banho sentada.

· Ainda no banheiro, é interessante que o vaso sanitário seja elevado e barras de apoio sejam instaladas nas laterais. Assentos removíveis, que elevam a privada (encontrados em lojas de produtos ortopédicos), são uma boa opção para quem não quer trocar o vaso. Ao invés de box de vidro, prefira um material não cortante,como cortinas de plástico.




  Escadas - uma sinalização de cor contrastante na ponta do degrau ajuda os idosos que não enxergam bem. O corrimão deve ser firme e ficar dos dois lados, começando antes da escada e terminando um pouco depois. É importante que a altura entre os degraus não varie e que eles não sejam muito altos. 

· Corredor – Os corredores também merecem atenção, principalmente os que ficam entre o quarto e o banheiro. O caminho deve estar livre e ser bem iluminado para evitar tropeços. O ideal é sempre deixar uma luz acesa ou usar os sensores de presença. Tapetes nos corredor são um perigo para pessoas de idade.


· Quarto – A cama não deve ser muito alta nem muito baixa, os pés devem apoiar totalmente no chão quando o idoso estiver sentado. Para ajudar a calçar os sapatos, uma poltrona do lado da cama é o ideal. O bidê deve ser 10cm mais alto do que a cama, além disso ele deve ficar ao alcance das mãos sem ser necessário levantar, ter pontas arredondadas e ser fixado no chão – caso seja necessário se apoiar. Com um interruptor do lado da cama é possível controlar a luz mesmo deitado. 

· Sala – De novo, os tapetes são os vilões, evite-os mesmo na sala. Um sofá confortável, com almofadas (para acomodar as costas) e apoio para os pés é ideal para assistir televisão. Os controles remotos devem ter um lugarzinho reservado ao alcance de quem está sentado. A estante com a TV também deve ser fixada no chão. Além disso, evite enfeites que possam quebrar e machucar alguém. 

· Na sala de jantar, a mesa deve ter o tamanho de acordo com a altura do idoso e pontas arredondadas. Evite tabuões soltos ou de vidro. As cadeiras sem braço facilitam a acessibilidade. Na hora das refeições deixe tudo ao alcance do idoso, mas se possível, não fiquei lhe alcançando tudo, para que ele não se sinta envergonhado.


· Cozinha – De novo as barras de apoio são grandes aliadas. Os armários não devem ser muito altos e os objetos mais utilizados devem estar ao alcance. Aqui, o chão antiderrapante também é uma boa ideia


      MARIA ANTÔNIA DA C. SILVA   
      Técnica em Segurança do Trabalho.
      REG. 6655 - Cont. 0268/SAAEP





Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...