Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, setembro 10, 2013

Vale ganha ‘Selo Verde’ por atuação socioambiental responsável

Qual dos dois prêmios recebidos pela Vale correspondem com a realidade da mesma por onde ela passa deixando seu rastro de destruição na natureza e no meio-ambiente ? 

Tire suas próprias conclusões e nos enviem mensagens apontando qual desses dois prêmios tem a cara desta mineradora que só visa enriquecimento provocando morte por contaminação aos seres humanos e devastação na natureza, como está acontecendo em Parauapebas, e em Barcarena e  Itabira.




Vale ganha ‘Selo Verde’ por atuação socioambiental responsável

Vitória, 6 de junho de 2013 - A Vale acaba de receber o ‘Selo Verde Chico Mendes’, chancela instituída pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, que valoriza e reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade. 

O selo faz parte do Prêmio Gestão Socioambiental Responsável, promovido pela instituição, que teve a Vale como uma das vencedoras da edição 2013. 

A cerimônia de premiação acontecerá em novembro.


O Prêmio visa a promover a atuação de empresas que têm o compromisso com a responsabilidade social e ambiental, a partir de ações em segmentos como desenvolvimento sustentável, justiça social e respeito à vida. 


Vale recebe 'prêmio' de empresa com pior atuação social e ambiental

'Prêmio' é concedido pelo Greenpeace da Suíça e Declaração de Berna.


Vale ficou em 1º lugar em votação aberta ao público.

 

Do G1, em São Paulo

27/01/2012 
 



A mineradora brasileira Vale foi eleita a pior empresa do mundo pelo "Public Eye People´s”, premiação realizada pelo Greenpeace da Suíça e pela ONG Declaração de Berna, que escolhe as empresas com pior atuação em relação aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (27), durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. 

Em votação aberta ao público, a Vale foi eleita com 25.041 votos, seguida pela japonesa Tepco (24.245), que opera as usinas nucleares de Fukushima, e pela Samsung (19.014). Segundo os organizadores, 88 mil pessoas participaram da votação online.

saiba mais

O prêmio do júri foi para o banco britânico Barclays, que, ao especular, seria responsável por inflacionar os preços dos alimentos no mundo, segundo os organizadores da premiação.

De acordo com as ONGs, a Vale foi indicada por sua participação na construção da usina de Belo Monte, no Pará. 

"A represa deve resultar na realocação de 40 mil pessoas, que não podem dar sua opinião sobre o assunto nem devem receber compensação", dizem as entidades em nota.

As ONGs afirmam ainda que a história da companhia tem sido manchada "por repetidas violações dos direitos humanos, condições desumanas de trabalho e a exploração impiedosa da natureza".
É a primeira vez que uma empresa brasileira leva o inglório título. 

A premiação existe desde o ano 2000.

A Vale tem participação minoritária no consórcio Norte Energia, responsável pela implantação, operação e exploração de Belo Monte.

Procurada pelo G1, a Vale informou que criou na internet uma página para esclarecimento do assunto. 

"A Vale sabe que a atividade mineradora gera impactos e, por isso, atua de forma a controlá-los e reduzi-los", afirma a companhia na página de esclarecimento

"Além das obrigações legais e gestão dos impactos de suas operações e projetos, a Vale contribui voluntariamente e investe na conservação de ecossistemas naturais e boas práticas em desenvolvimento sustentável", acrescenta.

A Vale informa que planeja investir US$ 1,65 bilhão em ações socioambientais em 2012 e disponibiliza na página respostas ("Os fatos reais sobre a Vale") para "O que estão dizendo sobre a Vale".

Outra mineradora, a norte-americana Freeport McMoRan, também tinha sido indicada ao prêmio, por supostamente violar direitos humanos em suas operações.

Segundo as ONGs, aTepco foi indicada por negligência em suas usinas atômicas e a Samsung, por usar substâncias tóxicas em suas fábricas.

O geólogo Orlando Valverde, previu todo o desastre ecológico, e a destruição da natureza promovido pela Vale na implantação deste projeto de exploração de minérios na Serra dos Carajás que estamos assistindo de maneira passiva e impotentes. 

Eu sou uma das poucas pessoas no Brasil que tem este livro. 

Valter Desiderio Barreto.

  
Orlando Valverde - Geólogo
 
 
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...