Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 11, 2013

Ex-presidente FHC toma posse na Academia Brasileira de Letras, no Rio

'A ABL funciona como uma tocha olímpica', disse FHC, em discurso.
Ele ocupa a cadeira número 36 da ABL, substituindo João de Scantimburgo.

 

Lívia Torres Do G1 Rio
66 comentários
Fernando Henrique e a presidente da ABL, Ana Maria Machado (Foto: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)Fernando Henrique e a presidente da ABL, Ana Maria Machado (Foto: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)
 
 
Começou pontualmente, às 21h desta terça-feira (10), a cerimônia de posse do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) na cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. 

Com 82 anos, o sociólogo e escritor foi eleito na sucessão do acadêmico e jornalista João de Scantimburgo (1915-2013), no dia 27 de junho deste ano, com 34 dos 39 votos.

"A ABL funciona como uma tocha olímpica. 

Ao passar uma cadeira para outro, os membros mostram continuidade. 

Agradeço o convite e a honra de me sentar nessa cadeira. 

Não foram poucas as vezes que participei de momentos cheios de significados", disse Fernando Henrique, em discurso.

Ainda em seu discurso, o ex-presidente mencionou as manifestações que começaram no Brasil em junho deste ano. "Cabe a todos nós, políticos, artistas, escritores, cientistas ou, simplesmente, cidadãos que prezam a liberdade, passarmos da escuta à ação. 


Eu fui presidente da república e eu não queria que confundissem minha posição política e meu status de presidente com a minha qualidade de intelectual", afirmou.

Segurança reforçada

Entre os presentes na ABL estiveram o senador Aécio Neves; o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco; ministro do STF, Marco Aurelio de Mello; o presidente do Senado, Renan Calheiros; o ex-governador de São Paulo, José Serra; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o jornalista e membro da ABL Merval Pereira; o ex-senador Marco Maciel; ex-ministro e músico Gilberto Gil; e o jornalista Arnaldo Jabor.


Por segurança, foi feito um cordão de isolamento no entorno do prédio e o policiamento foi reforçado na Avenida Presidente Wilson.

FHC foi presidente em dois mandatos sucessivos (1995-1998 e 1999-2002). 

Doutor em Sociologia e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), ele também foi senador pelo estado de São Paulo na década de 70 e, entre 1992 e 1994, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda.

O ex-presidente é autor e co-autor de 23 livros e mais de cem artigos acadêmicos. 

Sua obra mais recente é "Pensadores que inventaram o Brasil", lançada em 2013.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...