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terça-feira, agosto 27, 2013

Saiba tudo sobre a definição de Pedagogia, Andragogia e Heutagogia


O que é Andragogia?
 
Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segunda a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970

O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças

A andragogia se diferencia da pedagogia - educação de crianças – pois considera que na educação de adultos é necessário criar um ambiente de ensino-aprendizado específico, uma vez que o adulto é um aprendiz que já possui uma gama de conhecimentos adquiridos através de experiências e oportunidades anteriores.

Este novo ambiente deve levar em consideração que na educação de adultos e os temas a serem trabalhados precisam ser estabelecidos em função das necessidades dos aprendizes, pois são indivíduos independentes e que só aprendem aquilo que lhes é de interesse e que têm aplicação prática. 

Os aprendizes adultos ficarão estimulados para o aprendizado a medida que conseguirem vislumbrar a utilidade do que irão aprender, para enfrentar os problemas reais de sua vida pessoal e profissional.

Esta terminologia ou método foi criado pelo norte-americano Malcolm Knowles, na essência é a redefinição do papel do professor universitário ou do professor que ministra para adultos.

A principal contribuição da Andragogia em treinamento é a quebra do paradigma em que o instrutor deve ser o detentor de todo o conhecimento e “depositar” este conhecimento nos trabalhadores.

O treinamento deve ser um momento de encontro de pessoas com troca de experiências e conhecimentos em diferentes direções.



“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”

Paulo Freire


AS DIFERENÇAS ENTRE PEDAGOGIA X ANDRAGOGIA:

Características da Aprendizagem
Pedagogia
Andragogia
Relação Educador/Aprendiz
O educador é o centro das ações, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem.
A aprendizagem adquire uma característica mais centrada na pessoa, na independência e na auto-gestão da aprendizagem.
Razões da Aprendizagem
Crianças devem aprender o que a sociedade espera que saibam (seguindo um currículo padronizado).
Adultos aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária).
Experiência do Aprendiz
O ensino é didático, padronizado e a experiência do aprendiz tem pouco valor.
A experiência é rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo.
Papel da Experiência
A experiência daquele que aprende é considerada de pouca utilidade. O que é importante, pelo contrário, é a experiência do professor.
Os adultos são portadores de uma experiência que os distingue das crianças e dos jovens. Em numerosas situações de formação, são os próprios adultos com a sua experiência que constituem o recurso mais rico para as suas próprias aprendizagens.
Orientação da Aprendizagem
A aprendizagem é encarada como um processo de conhecimento sobre um determinado tema. Isto significa que é dominante a lógica centrada nos conteúdos, e não nos problemas.
Nos adultos a aprendizagem é orientada para a resolução de problemas e tarefas com que se confrontam na sua vida cotidiana (o que desaconselha uma lógica centrada nos conteúdos)
 
Pedagogia, Andragogia E Heutagogia

Pedagogia, andragogia e heutagogia: como abordar o processo de aprendizagem.

Abordagens usadas para a aprendizagem: durante muitos anos de ensino e a aprendizagem foram considerados intimamente ligados, ou seja, para acontecer aprendizagem era necessário que houvesse ensino e vice-versa. 

Mais recentemente, percebeu-se que as pessoas, com o aumento de sua maturidade e consequente acúmulo de experiências e desenvolvimento de uma postura crítica, têm necessidade de participar de modo mais ativo do processo de aprendizagem, o que acabou criando motivação para o estudo do problema do aprendizado de adultos e para o surgimento de novas abordagens para a aprendizagem, como a andragogia e a heutagogia.

Pedagogia, andragogia e heutagogia: “Pedagogia” significa, literalmente, a arte e a ciência de educar crianças, a pedagogia representa a educação centrada no professor. 

A “andragogia”, inicialmente definida como a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender. 

Pedagogia refere-se á educação centrada no aprendiz para pessoas de todas as idades.

No modelo andragógico de aprendizagem, a responsabilidade pela aprendizagem é compartilhada entre professor e aluno, o que cria um alinhamento entre essa abordagem e a maioria dos adultos, que busca independência e responsabilidade por aquilo que julga ser importante aprender. 

De modo geral, a andragogia e a pedagogia apresentam diferenças significativas na maneira de abordar o aprendiz, o ambiente de aprendizagem e a forma como ocorre a interação professor-aluno. 

Heutagogia, foi recentemente criado para representar uma abordagem de aprendizagem na qual o aprendiz está sozinho no processo, ou seja, não existe a figura do professor ou do facilitador, heutagogia seria a abordagem ideal para as necessidades de aprendizagem das pessoas do século XXI, pois estaria plenamente alinhada com as novas tecnologias de educação.

A heutagogia (do grego: heuta – auto + agogus – guiar) propõe um processo educacional no qual o estudante é o único responsável pela aprendizagem, sendo um modelo alinhado à Tecnologia da Informação e Comunicação e às inovações de e-learning.

Nesse modelo educacional, o estudante é quem determina o que e o como a aprendizagem deve ocorrer e, por consequência, proporciona uma aprendizagem indiossincrática e valoriza as experiências pessoais e a necessidade de rapidez na assimilação de conhecimento e de habilidades.

O assunto está tomando força nos últimos tempos devido à necessidade de novos modelos nos cursos a distância distribuídos pela internet.

 


 
 Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aprendi algo importante com a heutagogia.

Unknown disse...

Parabéns! Bastante sucinto e explicativo seu texto.

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