O que é Andragogia?
O termo remete a um conceito de educação voltada
para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à
educação de crianças.
A andragogia se
diferencia da pedagogia - educação de crianças – pois considera que na educação
de adultos é necessário criar um ambiente de ensino-aprendizado específico, uma
vez que o adulto é um aprendiz que já possui uma gama de conhecimentos
adquiridos através de experiências e oportunidades anteriores.
Este novo
ambiente deve levar em consideração que na educação de adultos e os temas a
serem trabalhados precisam ser estabelecidos em função das necessidades dos
aprendizes, pois são indivíduos independentes e que só aprendem aquilo que lhes
é de interesse e que têm aplicação prática.
Os aprendizes adultos ficarão
estimulados para o aprendizado a medida que conseguirem vislumbrar a utilidade
do que irão aprender, para enfrentar os problemas reais de sua vida pessoal e
profissional.
Esta terminologia ou método foi
criado pelo norte-americano Malcolm Knowles, na essência é a redefinição do
papel do professor universitário ou do professor que ministra para adultos.
A principal
contribuição da Andragogia em treinamento é a quebra do paradigma em que o
instrutor deve ser o detentor de todo o conhecimento e “depositar” este
conhecimento nos trabalhadores.
O treinamento deve ser um momento de encontro
de pessoas com troca de experiências e conhecimentos em diferentes direções.
“Ensinar
não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção
ou a sua construção”
Paulo
Freire
AS DIFERENÇAS ENTRE PEDAGOGIA X ANDRAGOGIA:
Características
da Aprendizagem
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Pedagogia
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Andragogia
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Relação
Educador/Aprendiz
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O educador é o centro das ações, decide o que
ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem.
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A aprendizagem adquire uma
característica mais centrada na pessoa, na independência e na auto-gestão da
aprendizagem.
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Razões da Aprendizagem
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Crianças devem aprender o que a sociedade espera
que saibam (seguindo um currículo padronizado).
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Adultos aprendem o que realmente
precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária).
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Experiência do Aprendiz
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O ensino é didático, padronizado e a experiência
do aprendiz tem pouco valor.
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A experiência é rica fonte de
aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo.
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Papel da Experiência
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A
experiência daquele que aprende é considerada de pouca utilidade. O que é
importante, pelo contrário, é a experiência do professor.
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Os
adultos são portadores de uma experiência que os distingue das crianças e dos
jovens. Em numerosas situações de formação, são os próprios adultos com a sua
experiência que constituem o recurso mais rico para as suas próprias
aprendizagens.
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Orientação da Aprendizagem
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A
aprendizagem é encarada como um processo de conhecimento sobre um determinado
tema. Isto significa que é dominante a lógica centrada nos conteúdos, e não
nos problemas.
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Nos
adultos a aprendizagem é orientada para a resolução de problemas e tarefas
com que se confrontam na sua vida cotidiana (o que desaconselha uma lógica
centrada nos conteúdos)
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Pedagogia, Andragogia E
Heutagogia
Pedagogia, andragogia
e heutagogia: como abordar o processo de aprendizagem.
Abordagens usadas para a aprendizagem: durante muitos anos de ensino e a aprendizagem foram considerados intimamente ligados, ou seja, para acontecer aprendizagem era necessário que houvesse ensino e vice-versa.
Abordagens usadas para a aprendizagem: durante muitos anos de ensino e a aprendizagem foram considerados intimamente ligados, ou seja, para acontecer aprendizagem era necessário que houvesse ensino e vice-versa.
Mais
recentemente, percebeu-se que as pessoas, com o aumento de sua maturidade e
consequente acúmulo de experiências e desenvolvimento de uma postura crítica,
têm necessidade de participar de modo mais ativo do processo de aprendizagem, o
que acabou criando motivação para o estudo do problema do aprendizado de
adultos e para o surgimento de novas abordagens para a aprendizagem, como a
andragogia e a heutagogia.
Pedagogia, andragogia e heutagogia: “Pedagogia” significa, literalmente, a arte e a ciência de educar crianças, a pedagogia representa a educação centrada no professor.
A “andragogia”, inicialmente definida como a arte e a ciência de
ajudar os adultos a aprender.
Pedagogia refere-se á educação centrada no
aprendiz para pessoas de todas as idades.
No modelo andragógico de aprendizagem,
a responsabilidade pela aprendizagem é compartilhada entre professor e aluno, o
que cria um alinhamento entre essa abordagem e a maioria dos adultos, que busca
independência e responsabilidade por aquilo que julga ser importante aprender.
De modo geral, a andragogia e a pedagogia apresentam diferenças significativas
na maneira de abordar o aprendiz, o ambiente de aprendizagem e a forma como
ocorre a interação professor-aluno.
Heutagogia, foi recentemente criado para
representar uma abordagem de aprendizagem na qual o aprendiz está sozinho no
processo, ou seja, não existe a figura do professor ou do facilitador,
heutagogia seria a abordagem ideal para as necessidades de aprendizagem das
pessoas do século XXI, pois estaria plenamente alinhada com as novas
tecnologias de educação.
Nesse modelo educacional, o estudante é quem determina o que e o como a aprendizagem deve ocorrer e, por consequência, proporciona uma aprendizagem indiossincrática e valoriza as experiências pessoais e a necessidade de rapidez na assimilação de conhecimento e de habilidades.
O assunto está tomando força nos últimos tempos devido à necessidade de novos modelos nos cursos a distância distribuídos pela internet.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
2 comentários:
Aprendi algo importante com a heutagogia.
Parabéns! Bastante sucinto e explicativo seu texto.
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