Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, março 12, 2013

Ministro diz que sistema político 'gera corrupção' e defende mudanças

José Eduardo Cardozo discursou em posse de nova direção na OAB.


Presidente da OAB defendeu mudança em financiamento de campanhas.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília
2 comentários
 
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta terça-feira (12) que o atual sistema político "gera corrupção" e que é necessário "coragem" para mudar. Em cerimônia de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cardozo defendeu a necessidade de uma reforma política.

"Com absoluta sinceridade, digo que é imprescindível uma reforma política no Brasil. Temos um sistema arcaico, que gera corrupção, traz problema de governabilidade, e exige coragem de mudar", disse Cardozo em discurso a uma plateia formada por advogados.

Além de Cardozo, também participaram do evento o ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

No discurso em que representou a presidente Dilma Rousseff, Cardozo defendeu ainda o papel do advogado e afirmou que eles precisam impedir que julgamentos se transformem em "arenas romanas".

"Ser advogado é ter coragem de enfrentar o senso comum quando este quer transformar o julgamento em arenas romanas. É exigir o devido processo legal, exigir condenação com provas. Ser advogado é não ser subserviente e não pensar antes em seus interesses econômicos nem corporativos", disse o ministro.

José Eduardo Cardozo falou antes do novo presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho, que já havia tomado posse administrativa e tomou posse solene no cargo nesta terça.

Antes da posse, Furtado Coelho falou ao G1 e à TV Globo que a reforma política, especificamente o financiamento público de campanha, será um dos focos de sua gestão.

"Precisamos republicanizar o Brasil. No Supremo Tribunal Federal duas matérias são urgentes e necessárias. A primeira, a proibição de contribuição financeira de empresas em campanhas políticas. E a segunda, acabar com o limite da dedução para imposto de renda dos gastos com educação. Priorizar educação e ter um sistema político limpo, essas são as prioridades da OAB desta gestão", disse.

A OAB anunciou na segunda (11) que entrará no STF com ação sobre a dedução no imposto de renda.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...