Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, março 07, 2013

Ministério Público espera pena em torno de 30 anos de prisão para Bruno

Promotor responsável pela acusação diz que irá recorrer caso a sentença fique muito abaixo desse patamar; após três dias, júri deve terminar nesta quinta.

'Não mandei, mas aceitei', diz Bruno sobre assassinato de Eliza

"A Promotoria de Justiça espera que, condenado o Bruno, a pena base seja idêntica àquela fixada para Macarrão, de 20 anos. E que a partir daí, sem reconhecimento de confissão, a juíza agrave a pena pelo mando", afirmou o promotor, referindo-se a Luiz Henrique Ferreira Romão.
Em novembro, Macarrão foi julgado pelos mesmos crimes e, após confessar, foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato e a três anos em regime aberto pelo sequestro. 

Vasconcelos lembra que a pena para o sequestro no caso de Bruno também tem que ser maior porque "o Bruno tem aí também o agravante do sequestro contra descendente, porque Bruno Samudio era sabidamente filho dele".

O advogado de defesa do goleiro, Lúcio Adolfo da Silva, porém, vai tentar reduzir ao máximo a pena do goleiro com a estratégia de, principalmente, tentar derrubar as qualificadoras do homicídio de Eliza. 

Durante seu depoimento, Bruno admitiu pela primeira vez que a ex-amante foi assassinada, mas alegou que soube do crime apenas ele ter sido praticado pelo ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, junto com Macarrão e com um primo do goleiro, Jorge Luiz Lisboa Rosa, então com 17 anos.

"O caminho que vamos usar é buscar discutir primeiramente as circunstâncias qualificadoras porque, ao invés de homicídio qualificado, teremos homicídio simples. O limite da pena é outro", observou Adolfo. 

"Ao invés de 12 a 30 (anos) e ser um crime hediondo, vamos tratar de um homicídio simples, que tem pena de seis a 20, mas que não é hediondo. Ele pode cumprir um sexto da pena para que tenha direito a progressão de regime", acrescentou o advogado.

Ele declarou também que espera uma redução na pena porque, na sua avaliação, Bruno confessou o crime. "Ele confessa sua participação, mas uma participação diferenciada daquela apontada na denúncia", disse. 

Para o MPE, porém, "não houve confissão". "A Promotoria de Justiça, por não entender que haja confissão, já tem o pé firmado de que se houver, porventura, algum benefício ao Bruno da dimensão da que foi dada ao Macarrão, recorrerá para buscar uma pena mais exacerbada. 

A confissão beneficia, a delação não", salientou Henry Vasconcelos, em referência ao fato de o goleiro ter apontado Bola como executor de Eliza, o que nenhum dos acusados de envolvimento no caso havia feito até então.

Coautoria. Na noite de quarta-feira, o promotor adiantou ainda que pretende denunciar o também ex-policial José Lauriano de Assis Filho. Zezé, como é conhecido, chegou a ser investigado pela Polícia Civil na apuração do desaparecimento de Eliza, mas não foi incluído no indiciamento. Agora, é alvo de uma investigação complementar junto com outro ex-integrante da Polícia Civil mineira, Gilson Costa, que tramita sob sigilo de Justiça.

Mas Vasconcelos afirmou "já decidiu que vai responsabilizar o senhor Zezé" e que as provas apuradas até agora são suficientes para denunciar o ex-policial por participação no sequestro, ocultação de cadáver "e um pouco mais". 

Ele que teria apresentado Bola a Macarrão, esteve no motel onde Eliza teria sido mantida assim que chegou a Minas trazida do Rio de Janeiro pelos acusados, teria se encontrado com Bola logo depois do assassinato da vítima e ainda manteve contato com o grupo quando os envolvidos tentavam esconder o bebê de Eliza no início das investigações.

Outra possibilidade é que Zezé seja denunciado também por participação no assassinato. 
Até o momento, as declarações dos réus à Justiça confirmaram a maior parte dos primeiros depoimentos de Jorge. Nessas oitivas, ele relatou a participação de uma pessoa na execução de Eliza que depois negou ter sido Bola.Julgamento do ex-goleiro Bruno: 3º dia - 1 (© Renata Caldeira - TJMG Divulgação)
Renata Caldeira - TJMG Divulgação

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...