Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, março 18, 2013

Após chuva, São Sebastião (SP) decreta estado de calamidade pública

Quatro bairros foram atingidos, segundo a Defesa Civil da cidade.
Rodovia Rio Santos está interditada pela queda de barreiras.

Vítimas da cheia foram resgatadas pela Defesa civil de bote. (Foto: Ricardo Faustino/Prefeitura de São Sebastião) 
Vítimas da cheia foram resgatadas pela Defesa civil 
de bote neste domingo (17). 
(Foto: Ricardo Faustino/Prefeitura de São Sebastião)
 
 
O prefeito de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, Ernane Primazzi (PSC) , decretou estado de calamidade pública na noite deste domingo (17) por conta das chuvas que atingem a cidade desde sexta-feira (15). Mais de 600 pessoas foram atingidas pelas enchentes em quatro bairros - Cambury, Boiçucanga, Baleia e Maresias, todos na costa sul.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, três famílias (11 pessoas) estão desabrigadas. Elas perderam as casas nos bairros Boiçucanga e Cambury e estão abrigadas no ginásio esportivo de Boiçucanga.

Outras 87 famílias estão desalojadas e foram para a casa de parentes. Em alguns dos locais em que essas famílias vivem, a água ultrapassou a marca de um metro.

"Esse número ainda pode sofrer alterações. Por enquanto este é o último balanço. Mas pode ser que até de manhã algumas famílias voltem para suas casas. O trabalho da Defesa Civil vai continuar de madrugada", disse Santos.

A intenção da prefeitura ao decretar calamidade pública é solicitar ao Governo do Estado recursos para auxiliar a cidade. Os danos serão melhor avaliados assim que a chuva cessar.

Jovens se arriscam ao atravessar a via inundada. (Foto: Pollyana Mara Vila Nova/arquivo pessoal) 
Jovens se arriscam ao atravessar a via inundada.
(Foto: Pollyana Mara Vila Nova/arquivo pessoal)
 
 
As rodovias Rio Santos e a estrada que liga Boiçucanga a Maresias seguiam interditadas pela queda de barreiras até as 22h30 deste domingo. A Rio Santos ficou travada entre o km 157 e o km 159 e a estrada de Boiçucanga teve seis pontos com quedas de barreira. A intenção é liberar o tráfego na segunda-feira (18) de manhã.

A situação mais crítica foi da Vila Lobo Guará, em Cambury, onde 125 pessoas foram removidas das casas de barco.

Índice pluviométrico

De acordo com a Defesa Civil, desde sexta-feira (15), a cidade registrou 111,4 milímetros de chuva. Isso representa mais que a metade da média esperada para o mês de março - 173 milímetros, com base nos dados do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) em Cachoeira Paulista.


Casa desabaram após a chuva. Foram duas casas em Boiçucanga e uma na Vila Cambury. (Foto: Ricardo Faustino/Prefeitura de São Sebastião) 
Casa desabaram após a chuva - uma em Boiçucanga 
e outra na Vila Cambury. 
(Foto: Ricardo Faustino/Prefeitura de São Sebastião)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...