Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Parauapebas pode se tornar referência estadual no diagnóstico e tratamento de aids









https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?ui=2&ik=9ad2b28fc2&view=att&th=13d1c93dae10d683&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_hdoq6lrx1&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8OUc_GsgW1gOFg7Nf_wanD&sadet=1361988038282&sads=Rn5z3eRVusqqnwZMY9KoRTfbxXM
Em razão da estrutura existente em Parauapebas para diagnóstico e tratamento de pessoas portadoras de HIV, aids e outros tipos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) pretende transformar o município de Parauapebas em referência estadual na área.

A estrutura oferecida pelo município é composta pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, sendo eles: nutricionista, clínico geral, ginecologista, pediatra e infectologista.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Marcelo Cláudio Monteiro da Silva, além de toda essa estrutura existente em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza no CTA um cadastro para pessoas interessadas em receber gratuitamente 20 preservativos (camisinha) por mês. “Uma ouvidoria deverá ser implantada no município para saber o grau de satisfação dos usuários da repartição pública de saúde”, anuncia Marcelo Silva.

Outra novidade implantada pela Semsa é a realização do teste rápido de HIV para diagnosticar casos de pessoas soropositivos e agilizar o tratamento, assim como teste rápido para identificação de Hepatites B e C e Sífilis. Quando solicitado, o teste rápido é feito também em trabalhadores de empresas e em escolas. O resultado do teste sai em 15 minutos, com probabilidade de acerto de 99,9%. Em caso de resultado positivo, a pessoa passa a ser avaliada se deve ou não usar os medicamentos de controle da doença.

Em 2012 o município registrou 44 casos de HIV e 29 casos de aids. Já este ano, foram diagnosticados cinco casos de HIV (soropositivo), sendo quatro homens e uma mulher. Dos cinco casos deste ano, quatro foram diagnosticados pelo CTA e um no hospital municipal. Atualmente, cerca de 250 pessoas fazem tratamento de HIV, aids e outras DSTs no CTA.

Texto: Waldyr Silva
Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 253 | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...