Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Henrique Alves diz não ver 'risco de confronto' com STF sobre cassações

Presidente da Câmara disse que Mesa se limitará a cumprir formalidades.
Deputado voltou ao assunto após encontro com presidente do Supremo.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília
99 comentários

Um dia após enfatizar que a palavra final sobre a perda do mandato dos deputados condenados no processo do mensalão é do Legislativo, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse nesta quarta-feira (6) que não há "o menor risco de confronto" da Casa com o Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar garantiu que a Câmara se limitará a efetuar formalidades para cumprir a determinação de cassar o mandato dos quatro deputados considerados culpados pelo STF. "Coisas de formalidade legal e ponto", observou Henrique Alves.

"Não há hipótese de não cumprir a decisão do Supremo. [O STF] vai cumprir o seu papel, analisando, vai discutir os embargos, vai publicar os acórdãos, e nós só vamos fazer aquilo que o nosso regimento determina que façamos: finalizar o processo. Uma coisa complementa a outra. Não há confronto", disse.

No final do ano passado, no julgamento do mensalão, o Supremo determinou a perda do mandato parlamentar dos deputados Pedro Henry (PP-MT), Valdemar Costa Neto (PR-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e José Genoino (PT-SP). Os quatro foram condenados na ação penal e aguardam a publicação do acórdão (sentença) do julgamento para recorrer da decisão.

Segundo Henrique Alves, depois de o processo do mensalão transitar em julgado (não ter mais possibilidade de recursos), a Câmara vai cumprir os ritos legislativos para cassar os mandatos. Ele assegurou que não há o risco de o Legislativo "confrontar o mérito" da decisão do STF.
Entre os procedimentos regimentais que serão tomados assim que o processo for enviado para o Congresso, disse Henrique Alves, estão a consulta sobre se o direito de defesa dos réus foi respeitado e também se todos os prazos foram cumpridos.

"Não há a menor possibilidade, o risco mínimo, de qualquer confronto entre o Legislativo e o Judiciário. Zero. Quem pensar diferente, é como diz o dito popular, pode tirar o cavalinho da chuva. Não há a menor possibilidade. É imenso o respeito do Legislativo com o Judiciário, e vice-versa", destacou Henrique Alves na saída de uma visita de cortesia ao presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

Em conversa com jornalistas no lado externo do prédio do STF, o presidente da Câmara disse não ter conversado sobre o processo do mensalão durante a audiência com o chefe da mais alta corte do país. De acordo com ele, os dois trataram sobre o novo estatuto da magistratura.
Indagado na segunda (4), dia em que assumiu o comando da Câmara, se a decisão de cassar os mandatos caberia aos deputados ou à Suprema Corte, Henrique Alves disse: “Eu já falei sobre isso. Essa é a lógica da Câmara”.

No dia seguinte, Barbosa disse não acreditar que a Câmara dos Deputados possa vir a descumprir a decisão da corte que determinou a perda dos mandatos de parlamentares condenados no julgamento do mensalão. “Isso é só especulação. Não acredito que isso vá ocorrer”, ponderou o magistrado. Depois, no mesmo dia, Henrique Alves voltou a reiterar sua posição.

O ministro do Supremo Gilmar Mendes falou sobre o tema nesta quarta. Na avaliação do magistrado, a Câmara pode, sim, seguir os ritos formais, porém, não pode descumprir a decisão do Supremo.

"Os senhores viram o debate, a transparência com que se deu.  O Supremo nunca tinha se debruçado sobre uma questão tão complexa nessa ação. Eu acho que está bem encaminhada. Tem formalidades, sim, que o texto constitucional exige. Está claro [na Constituição] que a Mesa [Diretora da Câmara] examine e delibere sobre o assunto. Está claro", afirmou Gilmar Mendes.

Perguntado por repórteres se a Câmara poderia desobedecer a decisão da Suprema Corte, o ministro afirmou: "No estado de direito temos uma principio não escrito que é o da lealdade constitucional. Todos nós devemos obediência à Constituição".

Divergências sobre cassações

Durante os debates travados no plenário do STF durante o julgamento do mensalão, houve divergência entre os ministros porque o artigo 55 da Constituição estabelece que, no caso de deputado que "sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado", a perda do mandato "será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta".


Já o artigo 15 da Constituição estabelece que a perda dos direitos políticos se dará no caso de "condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos". Na avaliação do Supremo, o mandato parlamentar faz parte dos direitos políticos. Alguns ministros discordaram, mas venceu a corrente que entendeu que a condenação gera cassação imediata após o trânsito em julgado (quando não houver mais possibilidades de recurso).

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...