Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, fevereiro 23, 2013

Dona de casa de São Carlos, SP, trata macaco-prego como filho há 37 anos

Chico atrai a atenção das pessoas que passam pelo bairro Jardim Beatriz.
Domesticado, ele come até farofa e só dorme após tomar leite com açúcar.

Fabio Rodrigues Do G1 São Carlos e Araraquara
20 comentários
Chico adora ficar no colo de dona Elizete (Foto: Fabio Rodrigues/G1) 
Chico adora ficar no colo de dona Elizete, que o cria em 
São Carlos há 37 anos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
 
Ele passa boa parte do tempo no quintal sob a sombra fresca de uma árvore. Entra em casa apenas para comer, tomar banho e, eventualmente, dormir. Há 37 anos, Francisco Farias Carmona ganhou o sobrenome da família que vive na Rua Major João Manoel de Campos Penteado, no bairro Jardim Beatriz, em São Carlos (SP), mas pouca gente sabe disso. Para a vizinhança, ele é apenas Chico, um macaco-prego que não é muito chegado a bananas.

O animal é a atração dos moradores no bairro. Crianças e adultos sempre param na calçada para brincar com ele. Chico retribui o carinho e até joga beijos quando vê alguma garota, segundo Elizete Farias Carmona, de 70 anos, que o trata como se fosse um filho. A dona de casa contou que Chico chegou ao bairro por meio de um caminhoneiro vindo de Mato Grosso. Ela frequentava a casa da família devido à amizade que mantinha com a mulher e com os filhos.


 "O Chico foi acostumando comigo e quando eu vinha embora ele vinha atrás de mim. O macaco era bravo com eles, mas comigo não. Um dia ele quis morder uma das crianças e o pai queria matar o macaco. A mulher interveio e como ele gostava de mim, acabou me dando. Eu comecei a cuidar. Ele nunca me mordeu, mas tem dias que ele está de mau humor e nem olha na minha cara", relatou Elizete.

Sombra e água fresca

Chico vive em uma árvore no quintal da casa. Segundo a família, falta dinheiro para cercar todo o espaço com uma tela, por isso o macaco fica preso a uma corrente apenas para não fugir. Quando escapa, fica pelas redondezas e depois volta.

“Se deixar solto, a gente tem medo que ele suba no fio de alta tensão ou entre em alguma casa e veja o reflexo dele no espelho e pense que é outro macaco. Uma vez aconteceu isso no armário da cozinha e ele quebrou alguns pratos”, disse o soldador Ernani Furlan, de 46 anos, filho mais velho de dona Elizete.

Ernani considera o macaquinho como um irmão e até divide o seu espaço com o bicho. Quando chove, Chico fica no quarto do soldador onde passa a noite. Ele mesmo se cobre e dorme cedo, por volta das 20h. Mas não sem antes tomar um copo de leite fervido com açúcar, rotina que repete três vezes ao dia.

O cardápio de Chico é especial e variado: frutas como uva e jabuticaba, pão molhado no leite, iogurte, salada, arroz, maionese, alface. Ele também adora farofa e milho, que divide com as galinhas no quintal.

O macaco toma banho no chuveiro e é dona Elizete quem corta o cabelo dele. “Não adianta ter uma criação e deixar jogada. O amor que eu tenho por ele é o mesmo que tenho pelos filhos. Não posso nem pensar em perdê-lo”, disse a dona de casa.


Macaco-prego Chico vive com a família em São Carlos há 37 anos (Foto: Fabio Rodrigues/G1) 
Macaco-prego Chico vive com a família Carmona em
São Carlos há 37 anos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
 
Denúncia

Dona Elizete contou que há mais de 20 anos recebeu fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e soldados da Polícia Ambiental em casa devido a uma denúncia. “Eles entraram e viram as condições e como o Chico é tratado. Até minha vizinha interveio e disse que se levassem o macaco eu morreria porque ele é como um filho. Desde então recebi autorização", contou.

Segundo o Ibama, não há como legalizar a situação. Quando há uma denúncia, os fiscais vão ao local, aplicam multa, apreendem o bicho e o levam para alguma instituição. Caso não exista um local para receber o animal e não for constatada nenhuma irregularidade no local em que ele já estava vivendo, é feito um Termo de Fiel Depositário. Com esse documento, a pessoa não pode ser multada novamente. A autorização, entretanto, pode ser cassada a qualquer momento e o animal retirado do ambiente.

O diretor do Parque Ecológico de São Carlos, Fernando Magnani, explicou que algumas instituições (como zoológico, criadouro, centro de reabilitação) não recebem mais macacos-prego por excesso de animais desta espécie. “Eles chegam em grande quantidade e não têm destinação posterior para outros locais. Vivem muito e reproduzem com alguma facilidade”, justificou.

De acordo com a Polícia Ambiental de São Carlos, Chico é domesticado e recebe um bom tratamento. A corporação afirmou que nunca recebeu uma denúncia de que o macaco tenha atacado alguém.


Dona Elizete cuida de Chico há 37 anos como se fosse um filho (Foto: Fabio Rodrigues/G1) 
Dona Elizete cuida do mcaco-prego Chico há 37 anos 
como se fosse um filho (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...