Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, janeiro 24, 2013

PM de Campinas deixa vazar ordem para priorizar abordagens em negros

Documento feito por capitão da cidade era contra roubos a residências.
Comando da PM na capital afirma que carta foi 'deslize de comunicação'.

O comando da Polícia Militar em Campinas (SP) deixou vazar uma mensagem enviada à equipe do bairro Taquaral, com uma ordem determinando a abordagem focada em "indivíduos da cor parda e negra". O pedido, assinado pelo capitão Ubiratan de Carvalho Góes Beneducci, foi enviado no fim de dezembro e valeu até esta segunda (21). A PM classifica o episódio como "deslize de comunicação".

A ordem do capitão pede a intensificação do policiamento em ruas próximas ao Colégio Liceu aos sábados das 11h às 14h,  "focando em abordagens a transeuntes e em veículos em atitude suspeita, especialmente indivíduos de cor parda e negra com idade aparentemente de 18 a 25 anos".

Segundo o porta-voz da PM em São Paulo, o capitão Eder Antonio de Araújo, as características citadas na ordem do comando foram baseadas em uma carta enviada por moradores da região, que descreviam um grupo que praticava roubos a residências naquelas imediações.

"A forma como foi colocada a ordem de serviço, ela generaliza. Ela não tem uma ação específica", disse Edna Almeida Lourenço, integrante do movimento negro e fundadora da entidade Força da Raça Campinas. Na avaliação dela, a mensagem deveria informar, também, outras características dos suspeitos.


'Deslize de comunicação'

Para Araújo, a mensagem não tem teor racista. Ele afirma que o caso pode ser considerado um "deslize de comunicação". "O documento foi escrito de forma descuidada e com informações descontextualizadas. A partir do momento em que foi constatado o descuido, o caso foi imediatamente corrigido", disse Araújo.


De acordo com o oficial de São Paulo, duas pessoas com as características descritas foram presas no período em que a patrulha foi intensificada. A PM informou que, inicialmente, não pretende punir o autor da mensagem e que não será aberta sindicância para apurar o caso.
Ordem de serviço enviada pela Polícia Militar em Campinas (Foto: Reprodução) 
Ordem de serviço enviada pela Polícia Militar em 
Campinas (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...