Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, janeiro 09, 2013

Foto rara de cogumelo atômico de Hiroshima é achada em escola

Imagem feita meia hora após bombardeio mostra cogumelo dividido em dois.
Curadora japonesa diz que imagem foi encontrada em arquivo de escola.

Uma rara imagem que mostra o cogumelo atômico da bomba de Hiroshima dividido em duas partes, uma sobre a outra, foi descoberta na cidade, informou a curadora de um museu local nesta quarta-feira (9).
Imagem rara do cogumelo atômico de Hiroshima foi encontrado em arquivo de escola da cidade (Foto: AFP/Escola Honkawa) 
Imagem rara do cogumelo atômico de 
Hiroshima foi encontrado em arquivo 
de escola da cidade (Foto: AFP/Escola Honkawa)
 
Acredita-se que a fotografia em preto e branco tenha sido feita cerca de 30 minutos depois do bombardeio, em 6 de agosto de 1945, e de aproximadamente 10 km de distância do alvo central.
"A existência desta fotografia sempre foi conhecida pelos livros de história, mas é a primeira vez em que sua imagem revelada é descoberta", disse uma curadora do Museu Memorial de Paz de Hiroshima. "Uma foto mostrando a nuvem de cogumelo dividida em duas assim é algo muito raro", completou.

A fotografia foi encontrada entre artigos de jornal sobre o bombardeio de Hiroshima que pertencem à escola Honkawa, na cidade japonesa de Hiroshima, informou a especialista.
As imagens mais conhecidas e difundidas do bombardeio foram tiradas por militares americanos. A aeronave B-29 batizada de Enola Gay bombardeou a cidade japonesa com o explosivo atômico que fora apelidado pelos americanos de "Little Boy" ("Pequeno Garoto"), causando a morte de cerca de 140 mil pessoas.

O episódio, somado ao bombardeio atômico de Nagasaki três dias depois e à morte de outras 70 mil pessoas, culminou no fim da II Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...