Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 02, 2012

Com ajuda brasileira, Farc libertam 10 reféns na Colômbia

Quatro militares e 6 policias são 'últimos reféns militares', segundo guerrilha.
Eles estão sendo transportados em dois helicópteros cedidos pelo Brasil.

A ex-senadora Piedad Cordoba acena ao embarcar no helicóptero brasileiro para a missão de resgate, nesta segunda (Foto: Luis Acosta/AFP)
A ex-senadora Piedad Cordoba acena ao embarcar
no helicóptero brasileiro para a missão de resgate,
nesta segunda (Foto: Luis Acosta/AFP)

Quatro militares e seis policiais que eram mantidos como reféns da guerrilha das Farc há mais de 12 anos foram libertados nesta segunda-feira (2), na Colômbia, e entregues a uma missão humanitária, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

"Nas últimas horas, em uma zona rural fronteiriça dos departamentos de Meta e Guaviare, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc-EP) liberaram quatro militares e seis policiais, o número total de pessoas que havia sido anunciado por este grupo armado nos meses de dezembro e janeiro", informa o comunicado divulgado pela CICV.

Segundo o texto, os reféns são os primeiros sargentos do Exército, Luis Alfredo Moreno Chagueza, Robinson Salcedo Guarín, Luis Arturo Arcia e Luis Alfonso Beltrán Franco, sequestrados desde1998; o primeiro sargento de polícia, José Libardo Forero, e os suboficiais de polícia, Carlos José Duarte, Wilson Rojas Medina, Jorge Humberto Romero e Jorge Trujillo Solarte, sequestrados em 1999. Também foi liberado o sargento-mor de polícia, César Augusto Lasso Monsalve, que se encontrava em poder das Farc desde 1998.

Eles seriam os últimos reféns "uniformizados", segundo a guerrilha colombiana. Eles devem seguir para a cidade de Villavicencio, de onde serão transladados a Bogotá, em um avião governamental, para encontrarem-se com suas famílias.

Dois helicópteros brasileiros participam da operação. Eles partiram esta manhã do aeroporto de Villavicencio, na Colômbia, com uma comissão formada por por membros da Cruz Vermelha e três integrantes do coletivo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), entre eles a ex-senadora Piedad Córdoba, facilitadora da libertação

As Farc se comprometeram a libertar dez reféns no dia 26 de fevereiro.

O CICV, o CCP e o governo do Brasil já participaram de libertações anteriores de reféns das Farc, a principal guerrilha da Colômbia com cerca de 9.000 combatentes, segundo cálculos oficiais.

Imagem da rede venezuelana Telesur mostra a decolagem do helicóptero brasileiro  (Foto: AFP Photo/Telesur)Imagem da rede venezuelana Telesur mostra a decolagem do helicóptero brasileiro (Foto: AFP Photo/Telesur)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...