Apadrinhado de Sarney, Gastão Vieira (PMDB-MA) está no quinto mandato como deputado
Gastão Vieira já foi secretário da governadora Roseana Sarney (MA)
Kotscho: Como Novais chegou a ser ministro?
Vieira (MA) é apadrinhado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A disputa pelo cargo foi acirrada entre as facções da legenda. Dilma exigia que a escolha fosse “segura”, livrando o governo em novas denúncias de corrupção. Deixou claro que queria “um ministro que fique”.
O novo titular do Turismo é descrito pelos parlamentares como discreto e distante das articulações de bastidores e políticas. Gastão Vieira preferiu se engajar em negociações relativas à educação, cultura e seguridade social.
O peemedebista tem trajetória na área da educação e se dedicou, em geral, a assuntos regionais. Por duas vezes, Gastão Vieira se licenciou para assumir as secretarias estaduais de Educação e Planejamento, no Maranhão. Na última ocasião em que se licenciou, em 2009, foi secretário durante a gestão da governadora do Maranhão, Roseana Sarney.
Apontado como simpático e de temperamento fácil, Gastão Vieira transita com facilidade entre os colegas no Congresso Nacional.
O novo ministro também participou de negociações no exterior sobre irrigação, combate às desigualdades sociais, atividades do terceiro setor e da 34ª Conferência Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Educação, Ciência e Cultura.
Polêmicas
De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, ao assumir a Secretaria de Planejamento maranhense, Vieira continuou a usar seu apartamento funcional na Câmara. Segundo ele, o uso tinha sido autorizado "em caráter excepcional". Ali viviam suas duas filhas.
Em entrevista ao programa CQC, da Band, Vieira se referiu ao próprio partido como “traíra”.
- No PMDB todo mundo manda, ninguém obedece e cada um fez o que quer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário