Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, agosto 17, 2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011 Artesão quer implantar núcleo de artefatos com caroços de açaí

Artesão Valter e alunas

Artista Plástica Gina Mikawa

Após concluir na última quarta-feira (11) em Parauapebas o curso de “Capacitação em confecção de artefatos com caroços de açaí”, ministrado para mulheres que se encontram fora do mercado de trabalho no município, o artesão Valter Desiderio Barreto, autor da iniciativa inédita, busca parceria para implantar no município um núcleo de produção em escala comercial de artefatos com caroços de açaí.

Segundo declarou o artesão à reportagem do CORREIO, o curso de três semanas contemplou somente as mulheres nesta primeira fase, porque o mesmo fora patrocinado pela Secretaria Municipal da Mulher, na pessoa de Joelma Leite, titular daquela pasta.

De acordo com Valter Barreto, a segunda etapa acontecerá com a implantação do primeiro núcleo de confecção de artefatos com caroços de açaí em escala comercial, tendo como estratégia de comercialização atender a clientela fora de Parauapebas.

Na avaliação do idealizador do projeto, a maioria dos clientes dos artefatos produzidos com caroço de açaí, como tapetes, jarros, cadeiras, mesas, armários e outros utensílios, se encontra fora do município de Parauapebas, e até mesmo fora do estado, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

A justificativa de Valter Barreto e da esposa dele, a artista plástica Gina Mikawa, é que ambos já começam a receber pedidos de clientes de grande parte do Brasil e até do exterior por meio do blog do casal, www.blogdovalterdesiderio.blogspot.com.

“Após a implantação do núcleo em Parauapebas, haverá periodicamente cursos destinados a contemplar homens e mulheres acima de 18 anos que se encontrem fora do mercado de trabalho, para capacitá-los na confecção dos produtos supracitados, abrindo porta de trabalho e renda para seu sustento e de sua família”, explica o artesão.

Para que o núcleo seja implantado na cidade, ele diz precisar de pequena estrutura para começar a produzir os artefatos e atender a demanda dos clientes de diversas praças do Brasil.

“A abrangência desse empreendimento é de tão grande proporção que seu custo benefício será bastante compensador a quem contribuir para a implantação do mesmo”, destaca Valter Barreto, adicionando que os parceiros devem entrar no projeto com espaço físico adequado para a instalação do núcleo; um veículo tipo caminhonete para recolher os caroços de açaí nas ruas e transportar os produtos depois de pronto; dois tanques relativamente grandes para lavagem dos caroços de açaí; e uma quantia em dinheiro para aquisição dos produtos a serem agregados aos grãos de açaí e pagamento de mão de obra no início de instalação do empreendimento.

Interessados na parceria podem entrar em contato com Valter Barreto pelo celular (91) 8175-1369 ou pelo e-mail valterbt@gmail.com.
Postado por Waldyr Silva às 12:20

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...