Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, março 20, 2010

Polêmica dos royalties é problema sério para Rio


por Alexandre Garcia
A polêmica sobre os royalties do pré-sal esquenta no Rio de Janeiro. O governador Sérgio Cabral já chorou e eu acho que depois das declarações do presidente Lula na Jordânia ele tem mais um motivo para chorar.

O que aparenta é que o presidente Lula tenha dito: “Governador Sérgio Cabral, se segura no pincel que eu vou tirar esse cara”.
Aliás, já havia queixas de que, na Câmara, onde a votação foi aplastante contra o Rio de Janeiro, a base governista não se moveu, ficou alheia.

Claro, havia interesses dos estados também. Tampouco as lideranças que representam os partidos no governo.
É uma situação difícil para o Rio de Janeiro. O deputado Ibsen Pinheiro chegou a mencionar que a passeata no Rio de Janeiro não tem importância. Entra ironia, pode dar em guerra.

O deputado vê que tem a seu lado uma grande quantidade de votos dos estados, sabe que o assunto vai para o Senado, onde os estados são mais especificamente representados e se sente forte a ponto de ironizar essa passeata de 150 mil pessoas.


O secretário de Fazenda do Rio de Janeiro, Joaquim Levy, chegou a dizer que como o Rio de Janeiro tem uma dívida muito grande com a União, em relação a ICMS, esse valor não será pago. Haveria rompimento de contrato e consequências financeiras sérias. O que se ouve em Brasília é que problema do Rio de Janeiro é do Rio de Janeiro.

As drogas criam dependência. Será que o Rio de Janeiro criou uma dependência, uma expectativa sobre o royalty e deixou as outras opções econômicas – de produção, de arrecadação de impostos?

O presidente Lula deixou uma frase que é importante lembrar para aplicar nele próprio: “Em ano eleitoral, todo mundo quer fazer gracinha”.

É ano eleitoral para Lula também. A dificuldade dele, agora, ao não falar sobre o prometido veto é mais ou menos isso.

Os estados já estão salivando o pirulito do royalty. Como vai tirar esse pirulito?
É um problema muito sério para o Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...