Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 10, 2010

Alexandre Garcia: "Leis no Brasil demoram a pegar"

Alexandre Garcia

Eu já fumei. Quando fiz 21 anos, tomei juízo e parei de fumar. Se não tivesse parado, o teria feito quando visitei o pavilhão de doenças pulmonares da Santa Casa, em Porto Alegre.

O médico Paulo Guinle me mostrou pessoas na cama e me disse: “Eles estão pedindo aos céus que a morte venha como uma bênção”. A morte lenta por efisema é cruel, triste.

No Brasil, as leis demoram a pegar. Só quem levou a sério a lei federal 9294, de 15 de julho de 1996, foi a Infraero, que a aplicou nos aeroportos e nos aviões. A lei diz: “É proibido fumar em recinto coletivo público ou privado”. Mas faz uma ressalva: “Salvo em ambientes isolados e arejados”. Mas ninguém respeitou.

Agora as leis estaduais e municipais estão tentando corrigir isso. O fumo afeta o gosto da comida, da bebida. Deixa impregnados o cabelo e a roupa. O carro do fumante é uma coisa horrível, um quarto de hotel onde esteve um fumante, também.

Pais que fumam em casa, no meio das crianças, não estão pondo em prática o amor de pai para filho. Vejo pessoas jogando cigarro pela janela do carro e penso: “Bom, como ele vai respeitar a cidade, se não respeita o próprio pulmão?” O pior é um casal, em que um deles não fuma. Imagine beijar uma boca com gosto e cheiro de cinzeiro.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...