Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, outubro 08, 2009

Vale transfere tecnologia de monitoramento de incêndios florestais para Governo do Pará

Sistema usado pela empresa na Floresta Nacional de Carajás aumentou em 90% a identificação de incêndios na região
A Vale entrega oficialmente ao Governo do Pará amanhã (09/10), às 10h30, o Sistema de Monitoramento de Incêndio (SMI), em cerimônia no Palácio dos Despachos. Resultado de um convênio assinado ano passado, o sistema possibilitará ao Governo priorizar suas ações de combate a queimadas ilegais, melhorando a fiscalização do desmatamento no Estado, a principal causa dos focos de incêndios. O sistema foi desenvolvido pela Vale para controle e combate a incêndios na Floresta Nacional de Carajás (Flona), um área de 400 mil hectares de mata conservada no Sudeste paraense. Desde que foi implantada, em 2007, a ferramenta ajudou a empresa a reduzir significativamente a degradação ambiental na região. O SMI é uma ferramenta de informação geográfica e oferece recursos automáticos para a geração de níveis de alerta, em tempo quase real, a partir das informações de focos de calor disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe). A diferença para outros sistemas de monitoramento de focos de incêndio é que o SMI cruza as imagens do Inpe com uma base cartográfica que considera o uso e a ocupação do solo, a cobertura vegetal, o relevo e os dados climáticos. Com essas informações sobrepostas, o sistema produz o Mapa Dinâmico de Suscetibilidade de Incêndios - um mapa de riscos -, que indica se o foco de incêndio está em uma área de baixa, média ou alta sensibilidade ambiental, como uma unidade de conservação. “O sistema permitirá que o Governo priorize suas ações de combate e controle de incêndio, mandando equipes para combater focos nas áreas mais vulneráveis”, afirma o gerente-geral de Tecnologia e Engenharia Ambiental da Vale, Cícero Lima. O SMI permite ainda produzir, de maneira rápida, mapas de apoio à logística das operações de campo, já que também é capaz de localizar vias de acesso, como rodovias e estradas vicinais, próximas ao foco de incêndio identificado. Para implantar o sistema de monitoramento, a Vale disponibilizou para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema) softwares e hardwares completos, imagens de satélite recentes com cobertura de todo o estado, bem como as bases espaciais necessárias à operacionalização da nova ferramenta. Além disso, a Vale treinou, no Rio de Janeiro e em Belém, técnicos da Sema que vão operar a ferramenta. O SMI foi desenvolvido pela Vale com a colaboração da empresa Hiparc Geotecnologias e do Centro de Climatologia da PUC de Minas Gerais. Entrega do Sistema de Monitoramento de Incêndio (SMI)

Dia:

sexta-feira, 9/10/2009 Local: Palácio dos Despachos

Horário: 10h30 Endereço:

Rodovia Augusto Montenegro, Km 9, Belém-PA

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...