PEQUIM (Reuters) - A Vale vai cortar sua capacidade de produção de minério de ferro em 25% este ano. A empresa está parando a produção de minério de concentração mais baixa e fechando unidades de alto custo de produção, informou o presidente da companhia na China, Michael Zhu.
"Haverá um corte de 25% na capacidade de produção de minério de ferro em 2009", informou Zhu.
A Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, reduziu produção de minério de ferro em 10%, ou cerca de 30 milhões de toneladas, no final do ano passado. A empresa também paralisou seis usinas pelotizadoras responsáveis por 29,3% suas capacidade de produção do produto.
Zhu também comentou sobre as negociações anuais do preço do minério de ferro com a China, que tem o maior setor siderúrgico do mundo e é o principal cliente da mineradora brasileira.
Ele afirmou que a Vale apoiou fortemente o sistema atual de estabelecimento de preços de referência para a commodity com as concorrentes, BHP Billiton e Rio Tinto.
"Nossa questão é: qual é escolha das siderúrgicas chinesas? Se nós não continuarmos definindo preços de referência, quais são as outras opções?
"Zhu defendeu o sistema dizendo que desde 2003 o preço médio no mercado à vista tem sido US$ 26 por tonelada superior ao valor referencial da Vale.
"A Vale nunca pediu um preço maior (durante esse tempo). Nós sempre cumprimos nosso compromisso com o contrato", disse ele.
Na manhã desta terça-feira, Luo Bingsheng, vice-presidente da Associação de Ferro e Aço da China (CISA, na sigla em inglês), afirmou que mineradoras e as siderúrgicas chinesas decidiram reduzir os preços do minério de ferro a ser entregue sobre contrato de fornecimento de 2009, mas que ainda não houve consenso sobre o tamanho dos cortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário