
Quem foi que inventou o Brasil? Foi Sr. Cabral, foi Sr. Cabral. No dia 21 de Abril, dois meses depois do carnaval. O Brasil estará sendo reinventado? Depois da ditadura, passamos a valorizar a liberdade, a democracia. Depois do caos do governo Collor, surgiu uma grande fome de república em nós.
Diante do sofrimento, contamos mudar. Agora o desejo de liberdade de ordem republicana está sumindo aos poucos. A vergonha foi se dissolvendo, com a certeza da impunidade e pela maracutaia das alianças políticas.
A democracia é confundida com permissividade. Sempre houve bandalheira, é claro, sempre. Mas antes ainda havia o mito de honradas excelências, a via retórica do grande parlamentar, os gestos indignados com a corrupção, ou ecos de Rui Barbosa, de Joaquim Nabuco. Hoje vemos que os líderes do nosso atraso, combatem a modernização do país, pela desarticulação das regras mínimas de decência política. Pelo vale tudo.
Existe até mesmo uma perversão sádica de gozar com a indignação da opinião pública. Nunca antes, desde Cabrel, vimos tanto cinismo deslavado. Antes havia mais respeito, eu não digo não pela verdade, mas ao menos pela mentira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário