Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, abril 25, 2008

PSICANÁLISE KLEINIANA


Este é o site de Estudo, Pesquisa e Transmissão da Psicanálise Kleiniana editado por um Psicanalista que estará sempre em Formação, na busca de conhecimentos necessários para sustentar a prática analítica.

Assim como os lacanianos, os kleinianos (Melaine Klein 1882-1960) também são freudianos. A característica é que todos se reconhecem na psicanálise enquanto que o que se afasta de Freud não é mais psicanálise. Os que praticam a psicanálise têm em comum, conceitos como o inconsciente, a transferência, um certo tipo de tratamento. Se não se trata mais de psicanálise, então se trata de psicologia, psicoterapia.

A Psicanálise Kleiniana (kleinismo), não é uma simples corrente, mas uma escola comparável ao lacanismo. Com efeito, constitui-se como um sistema de pensamento a partir de um mestre (no caso, uma mulher) que modificou inteiramente a doutrina e a clínica freudianas, cunhando novos conceitos e instaurando uma prática original da análise, da qual decorreu um tipo de formação didática diferente da do freudismo clássico. O kleinismo, define-se, portanto, ao lado do lacanismo e diversamente do annafreudismo, como uma verdadeira doutrina, que tem sua coerência própria, um corpo conceitual específico, um saber clínico autônomo e um modo de formação didática particular. Como reformulação da doutrina freudiana original, ele faz parte do freudismo, do qual reconhece os fundamentos teóricos, os conceitos e a anterioridade histórica.

Essa mulher, que reconheceu inteiramente a contribuição de Freud, inclusive a pulsão de morte, esteve na origem tanto do fundamento analítico da prática dos tratamentos com crianças quanto de uma corrente da psicanálise, em que a clínica do narcisismo chegou a seu auge.

Os lacanianos trabalham com uma duração variável dos tratamentos, com a duração variável das sessões de análise, têm uma concepção de intervenção mais forte sobre a linguagem, e os kleinianos mais sobre a questão da transferência. Desde o início do século XIX, a Psicanálise foi apresentando mudanças e novas propostas de compreensão teórica, destacando-se os trabalhos de Melanie Klein, Lacan, Winnicott, entre outros.

Em 30 de março de 1882 nasce em Viena Melanie Klein. O pai, de origem judaica, era um estudioso do Talmud. Aos 37 anos, Klein rompe com a ortodoxia religiosa e cursa Medicina. Após o abandono da Medicina, segue cursos de Arte e História na Universidade de Viena, sem graduar-se. Em Budapeste-1916, tem o primeiro contato com a obra de Freud e inicia análise com Sándor Ferenczi.

Estimulada por ele, inicia o atendimento de crianças. Em 1925 radicaliza-se em Londres e em 1932 publica simultaneamente, em inglês e alemão, da obra: A psicanálise da criança.

Este Site tem como objetivo o estudo, pesquisa e transmissão da psicanálise freudiana através da releitura ou viés de Melanie Klein.

Sempre estaremos atualizando este Site. Veja o CONTEÚDO deste Site através do mapa abaixo.



MAPA DO SITE (Mais informações: CLIQUE nos LINKS acima e ao lado).



1- Psicanálise Freudiana.

2- Cronologia de Melanie Klein.

3- Biografia de Melanie Klein.

4- Fundamentos de Melanie Klein.

5- Identificação.

6- Grupo de Estudo e Discussão.

7- Escolas Psicanalíticas.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...