Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, agosto 19, 2019

Após receber projeto sobre abuso de autoridade, Bolsonaro se reúne com Moro no Alvorada


g1.globo.com

Resultado de imagem para Após receber projeto sobre abuso de autoridade, Bolsonaro se reúne com Moro no Alvorada

Projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (14). Presidente tem até o dia 5 de setembro para decidir se veta ou sanciona o texto.

O presidente Jair Bolsonaro recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, no Palácio da Alvorada
O presidente Jair Bolsonaro recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, no Palácio da Alvorada.

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu na manhã desta segunda-feira (19) com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, no Palácio da Alvorada. 


O encontro ocorre dias depois de o presidente receber do Congresso o projeto que define em quais situações será configurado o crime de abuso de autoridade. 

Em declarações à imprensa nos últimos dias, Bolsonaro já sinalizou que deve vetar trechos da proposta, como o artigo que prevê punição para o policial que algemar suspeitos sem expressa ordem no pedido de prisão ou sem que haja resistência.
 Resultado de imagem para Após receber projeto sobre abuso de autoridade, Bolsonaro se reúne com Moro no Alvorada
Moro defende o veto de nove artigos da proposta. 


Em parecer técnico encaminhado aos parlamentares antes da votação da proposta, o Ministério da Justiça indicava 11 artigos considerados negativos


A pasta alegava que mesmo sem intenção, os pontos poderiam inviabilizar a atividade da Justiça, do Ministério Público e da Polícia. 

'Livre exercício' do Ministério Público.

 

Nesta segunda-feira (19), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que a magistratura e o Ministério Público têm seu "livre exercício garantidos pela Constituição". 


Dodge falou durante palesta no Primeiro Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário , em Curitiba. 

"Para bem desempenhar a sua atribuição constitucional a magistratura e o Ministério Público tem o seu livre exercício garantidos pela Constituição.


Instituições tíbias, cujos membros estejam constantemente ameaçados, por uma normatividade excessiva ou vaga, cumprem o seu papel de modo exitante no tocante a enfrentar poderosos, a coibir a corrupção e o crime organizado", declarou a procuradora.


Dodge defendeu o livre exercício do Ministério Público para resguardar a democracia e os direitos previstos na Constituição. 

"[A Constituição] Também elege o Ministério Público como instituição responsável por acionar o sistema de freios e contrapesos e exige que o Ministério Público seja preservado em seu livre exercício. 


O Ministério Público não recebe o tratamento constitucional de poder na nossa constituição. 


Mas de instituição que deve ter livre exercício, exatamente porque lhe incube proteger o regime democrático, os direitos fundamentais com instrumentos jurídicos adequados delimitados em lei complementar", afirmou Raquel Dodge. 

O líder do governo na Câmara, Major Vítor Hugo (PSL-GO), deve se reunir ainda nesta segunda com representantes de juízes, promotores e policiais. 


Ele vai preparar dois documentos para serem entregues ao presidente Jair Bolsonaro. 


Em um documento, vai pedir o veto total. 


Se não for possível, no outro o deputado vai propor veto parcial ao projeto.


A articulação no Congresso é importante porque mesmo se o presidente Jair Bolsonaro vetar pontos da lei, os parlamentares podem derrubar os vetos numa sessão conjunta da Câmara e do Senado, e os artigos voltariam a valer. 

No Supremo Tribunal Federal (STF), tem uma ação de deputados do partido Novo que pede uma nova votação do projeto de abuso de autoridade. 


A legenda argumenta que houve ilegalidade, porque os deputados foram impedidos de realizar votação nominal. 


O relator da ação é o ministro Gilmar Mendes


O julgamento ainda não foi marcado. 

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) está preparando um documento para encaminhar a Bolsonaro pedindo para o projeto ser vetado. 

Em nota, a ADPF afirma que o projeto vai gerar danos irreparáveis ao sistema de investigação, na medida em que funcionará como uma espada sobre as cabeças das autoridades que desagradarem os detentores do poder político e econômico que venham a se envolver em atividades criminosas.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...