Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Moçambique: maldição dos recursos minerais ?

Por
Mina de carvão a céu aberto




Depois do anunciado "eldorado" após a descoberta de enormes jazidas no Norte e Centro de Moçambique, capazes de banir a pobreza do país, as multinacionais que exploram os recursos minerais estão em debandada, alegando a baixa dos preços dos produtos nos mercados mundais e a ausência de infraestruturas para o escoamento dos mesmos.

Despedimentos e rescisões forçadas de contratos de trabalho, marcam o dia a dia de empresas multinacionais, que afluiram em força a Moçambique à procura do novo "eldorado" dos recursos minerais, designadamente carvão e areias pesadas.


Em causa estão a baixa dos preços dos minerais nos mercados internacionais, os elevados custos de extração e as dificuldades de escoamento, devido à falta de infraestruturas em Moçambique.

A empresa irlandesa Kenmare Resources - uma das principais produtoras mundiais de titânio e zircão - anunciou esta semana o despedimento de entre 15/ 20% dos trabalhadores nas minas de areias pesadas em Moma, província de Nampula, no norte de Moçambique, apesar de ter conseguido reduzir de 14% os custos da sua operação, tal não compensa a quebra do preço dos minérios no mercado internacional, estimada em cerca de um terço desde 2012.


Gabriel Nembo, do comité sindical da Kenmare Resources afirma que "a empresa evocou a baixa dos preços no mercado internacional....e quer despedir 370 trabalhadores".


As autoridades de Nampula agendaram para 24 de Fevereiro um encontro com a direcção da empresa, que anuncia ter acumulado prejuízos na ordem dos 17,9 milhões de dólares no primeiro semestre de 2014, quando no período homólogo de 2013 os lucros rondaram os 7 milhões de dólares.

De recordar que a mineradora indiana Tata Steel anunciou também esta semana a suspensão de todos os investimentos nas minas de carvão de coque em Benga, província de Tete e pretende vender a sua participação de 35% nesta mina, após ter registado em 2014 perto de 254 milhões de dólares  de prejuízos, nesta mesma mina, cedida pela australiana Riversdale Minig em 2011 à também australiana Rio Tinto, que por sua vez em Julho de 2014 e a pretexto igualmente de elevados prejuízos, vendeu 65% da sua participação ao consórcio estatal indiano Coal Ventures Private Limited, por cerca de 50 milhões de dólares, muito abaixo dos 3.6 mil milhões de dólares a que a comprou em 2011.

Jà no final no ano passado a mineradora brasileira Vale, anunciou a intenção de vender à japonesa Mitsui por 450 milhões de dólares, 15% das suas acções nas minas de carvão de Moatize, na província de Tete, alegando igualmente acumulação de prejuízos.


Em 2013 a norte-americana Anadarko Petroleum vendeu aos indianos Videocon Industries, 10% da sua participação, (continuando maioritária com 26,5) no Bloco 1 da Bacia do Rovuma, norte de Moçambique, onde se estima que existam mais de 65 biliões de metros cúbicos de gás, e onde operam também a japonesa Mitsui (20%), a indiana BPRL Ventures (10%), a tailandesa PTTEP (8,5%) e a estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, com os restantes 15%.


Fonte :  :RFI   Vozes do Mundo
                                        Português

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...