Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, outubro 16, 2014

Bairro dos Minérios contará com nova Estação de Tratamento de Esgoto e rede coletora



Em continuidade às reuniões realizadas pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) para implantação do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) no Bairro dos Minérios, ocorreu na última terça-feira (14) um encontro entre moradores da localidade e representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep).

Maquivalda Barros, titular da Sehab, reforçou que a presença dos representantes do Saaep no evento se deu por conta do resultado da avaliação que foi feita junto aos moradores do bairro sobre os principais problemas enfrentados no conjunto habitacional de interesse social. 

Água e esgoto ficaram em primeiro lugar na pesquisa.

O objetivo do evento foi esclarecer dúvidas da comunidade sobre a situação sanitária no bairro e abastecimento de água, assim como apresentar as obras do Projeto de Esgotamento Sanitário que será realizado.

De acordo com informações apresentadas por César Elias, engenheiro do Saaep, toda a rede coletora de esgoto do Bairro dos Minérios será substituída, assim como será construída uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para atender à comunidade.

“O Bairro dos Minérios hoje sofre muito com problemas de esgoto. 

Por isso, decidimos substituir toda a rede coletora, por entender que seria o melhor caminho, assim como construir uma nova ETE, pois a atual não suporta mais a demanda”, destacou o engenheiro.

A empresa Hollus Engenharia e Meio Ambiente foi contratada para desenvolver o Projeto do Esgotamento Sanitário no bairro. 

Luís Gustavo, representante da empresa, informou durante o evento que a ETE será construída ao lado da atual, no modelo compacto, e fará o tratamento do esgoto, que após o processo será destinado para o córrego Lajeado, que corta o Bairro dos Minérios.

“Fizemos um estudo de impacto ambiental para verificar se o Lajeado tinha condições de receber o produtor final da ETE e constatamos sua capacidade”, informou Luís Gustavo.

Conforme as informações apresentadas pelo Saaep durante o evento, as obras de substituição da rede coletora já começam nesta semana e a construção da ETE está em processo licitatório. 

Foi solicitado à comunidade compreensão por conta dos transtornos que as obras poderão gerar.

Com relação às deficiências no abastecimento de água, César Elias informou que os problemas serão minimizados com a construção de um novo reservatório de água na localidade Céu Azul e que atenderá à comunidade do Bairro dos Minérios.  

Loana Vieira dos Santos, residente do bairro, diz que na sua rua não passa mais carros e que as crianças vivem doentes por conta do esgoto a céu aberto. 

“Quando terminarem esse projeto nós vamos agradecer muito, e nosso bairro vai ser um dos melhores de se viver”, destacou a moradora.

Texto: Karine Gomes
Fotos: Anderson Souza


Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Imprensa | imprensa@parauapebas.pa.gov.br
(94) 3356-0531 / 3346-1005 - Ramal 2079  | (94) 8807-7734
www.parauapebas.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...