Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, maio 20, 2014

Sabesp e agência dão números diferentes sobre nível do Cantareira


Para ANA, sistema tinha 22,2% na segunda (19). Sabesp divulgou 26,3%.
Divergência seria consequência da incorporação do volume morto.

Do G1 São Paulo
Represa Jaguari-Jacareí no interior de São Paulo, na divisa com sul de Minas Gerais. Responsável pelo abastecimento de metade de toda a Grande São Paulo, o sistema Cantareira registrou nesta quarta-feira, 30, novo recorde negativo (Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo)Represa Jaguari-Jacareí no interior de São Paulo, na divisa com sul de Minas Gerais. (Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo)
 
 Sabesp diverge de agência 
sobre nível 
do Cantareira (Denny Cesare/ Estadão Conteúdo)
 
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o comitê anticrise liderado pela Agência Nacional de Águas (ANA), responsável por acompanhar a seca do Sistema Cantareira, divulgaram informações diferentes na medição do Sistema desta segunda-feira (19).

 Os números passaram a divergir após a incorporação do volume morto na conta. 

Para a Sabesp, o Cantareira estava com 26,3% do total na segunda, já para a ANA, o número era 22,2%.

A diferença se explicaria porque a ANA incorporou no cálculo da capacidade total do sitema os 182,5 bilhões de litros do volume morto que passaram a ser captados.

 Isso eleva a capacidade total do sistema para 1,164 trilhão de trilhos. Já a Sabesp continuou considerando que a capacidade do sistema é de 982 bilhões de litros.


A partir desses números, a ANA calculou em 22,2% o nível do sistema nesta segunda, enquanto a Sabesp divulgou que o nível era de 26,3%.

Nesta terça-feira (20), o nível caiu novamente, segundo a Sabesp, e chegou a um índice de 26,2%.

Procuradas pelo G1, ANA e Sabesp não se manifestaram nesta terça sobre a diferença nos cálculos do nível do Cantareira.

Crise da água
 
A forte chuva que caiu no domingo na Grande São Paulo não chegou à divisa com Minas Gerais, onde estão concentrados os rios que abastecem o sistema.


A captação do volume morto foi uma das alternativas encontradas para combater a falta de água. O total da reserva técnica é de mais de 400 milhões de metros cúbicos.

O governo oferece bônus de 30% para quem economizar 20% de água e já prometeu que haverá multa para quem gastar mais do que de costume, estratégia criticada por advogados da área de defesa do consumidor.

Em alguns bairros, o governo mudou o fornecimento de água para que as residências sejam abastecidas por represas que não sofrem com a falta de água

. A Sabesp afirma não haver racionamento, mas são vários os moradores de bairros da capital, em especial da Zona Norte, que relatam que ficam sem água durante a noite e em alguns momentos do dia.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...