Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 01, 2013

Casais gays de Campinas preparam casamento coletivo com 54 noivos

Cartórios de São Paulo passam a registrar uniões gays a partir desta sexta.
Prefeitura recebeu 27 pedidos para cerimônia marcada para 21 de março.

Do G1 Campinas e Região
 
712 comentários
Carlos Alberto do Nascimento e  Ivair Fernandes Barbosa, em Campinas (Foto: Arquivo Pessoal / Ivair Barbosa) 
Carlos Alberto do Nascimento e Ivair Fernandes
Barbosa, em Campinas  (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Em vez de uma festa, barzinho ou ida ao cinema, o cenário que aproximou o enfermeiro aposentado Carlos Alberto do Nascimento e o auxiliar administrativo Ivair Fernandes Barbosa, há 18 anos, foi o Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). 

Com nomes gravados nas alianças, eles contam os preparativos para uma cerimônia que reunirá 54 noivos e celebram o início dos casamentos gays em cartórios paulistas, a partir desta sexta-feira (1º).

"Infelizmente nos conhecemos quando meu pai estava doente. Acho que a data é um marco para os homossexuais e, para nós, será uma espécie de bodas de prata antecipada", conta Barbosa.

O primeiro casamento comunitário entre pessoas do mesmo sexo, em Campinas, está marcado para o dia 21, no Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do 3º Subdistrito. Na sequência, haverá uma confraternização no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro.

O auxiliar administrativo, de 43 anos, lembra que conheceu o companheiro, de 52, após pedir transferência na empresa onde trabalhava em Cordeirópolis (SP). Ele conta que o casal possui o documento da união estável há dez anos, mas fará questão de participar da união comunitária. "Estamos ansiosos. Já compramos as roupas e, após o casamento, vamos comemorar em Ubatuba [litoral de São Paulo]", adianta Barbosa.

Sobre a possibilidade do casal adotar uma criança, ele pondera. "Apesar de sermos favoráveis à ideia de que um filho deve ser amparado por um casal homossexual ao invés de estar na rua, não temos intenção", explicou o auxiliar.

Em ritmo de tango


O jornalista e diretor da Escola Jovem LGBT de Campinas, Deco Ribeiro, de 41 anos, diz que gostaria de vestir traje semelhante ao usado pelo príncipe William no casamento com Kate Middleton, em abril de 2011. "Ficaria muito caro. Serei mais tradicional, vou usar um fraque", brinca o noivo de Chesller Moreira, a drag queen Lohren Beauty.


O casal Deco Ribeiro e Lohren Beauty, em Campinas  (Foto: Arquivo Pessoal / Deco Ribeiro) 
O casal Deco Ribeiro e Lohren Beauty durante festa, 
em Campinas (Foto: Arquivo Pessoal / Deco Ribeiro)
 
O educador lembra que pediu Lohren, de 30, em casamento há sete anos, com presença de familiares e troca de alianças. "A gente decidiu esperar uma conjuntura mais favorável, sem brigas. Queríamos que o casamento fosse reconhecido como casamento", define.

Ao mencionar o trabalho feito na escola que oferece cursos de drag queen, cinema e literatura para adolescentes, Ribeiro acredita que a possibilidade dos casais gays oficializarem a união, sem recorrer à Justiça, ajudará na quebra do preconceito.

"Antes, todos a partir dos 18 anos tinham o direito de casar no civil, menos os gays. A legitimidade do STF [Supremo Tribunal Federal] vai retirar parte desta carga negativa sofrida principalmente pelos jovens na família, estado ou igreja. Agora eu posso ser gay, porque isso é legal", pondera o jornalista.

Ribeiro admite que ainda não escolheu o bolo e as novas alianças. Enquanto a noiva planeja o desenho do vestido para a festa, ele pensa no destino para a lua de mel. "Nossos amigos vão decidir este presente. Acho que será Buenos Aires", arrisca em bom humor. 


Legislação

A norma que regulamenta o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo foi publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) em dezembro do ano passado. A partir desta sexta-feira, casais gays que quiserem oficializar a união não precisarão recorrer à Justiça.




712 comentários no G1 da Globo...

Gúh Munhoz
Religiosos pirando em 3...2..1 Héteros...Gays e afins pagam impostos...tem diretos civis... Não vem com essa de macho e fêmea...de Adão e Eva...O Estado é Laico! Vão terminar o Ensino Fundamental! Maldita inclusão digital que da Liberdade de expressão para esse povo pobre de espírito!

Imagem do usuário

Ricardo Marquez
caro Gúh, se vc acha certo é sua opinião. Respeito todas as opiniões desde que não me venham falar que isso é normal. pq isso é uma abominação.

Danielle Santos 

Normal isso não é.....

Carlos Fonseca
Ricardo Marquez abominação é termos que ler esta diarreia mental que escrevem aqui, isso sim!

Dilmar Santos
gúh vc ñ deve ter filhos pois eu tenho acho um absurdo meus filhos ter que ver isso na tv ou nas ruas pois se um homem quer ser homosexoal é problema dele nossos filhos ñ podem pagar pela escolhas deles e tão pagando vendo na tv ,nas ruas

Claudio Orides 


Ricardo, não é a opinião dele, é a lei, sua mula.

Gúh Munhoz 

Ricardo Marquez Vc tem todo o direito de achar abominável...ou que não é normal...Porém o conceito de laicidade implica que opiniões religiosas não interfere em Direitos Civis!


Imagem do usuário

Evandro Tavares
eu não sou religioso e não acho essa poca vergonha normal é normal para voce que defende sua classe , os bandidos também defende a classe dele e achão que estão serto

Gúh Munhoz
Dilmar...eu não tenho filhos...Mas cresci vendo casais héteros se beijando e etc...Isso não me influenciou...Cresci jogando games violentos...e não me tornei um assassino!

Imagem do usuário

Daniel Sincero
Você é católico, evangélico, enfim.. cristão ? Se não, tudo bem, respeito os homossexuais, é só uma indagação mesmo. Agora você é cristão e é homossexual ? Vá ler Romanos e repense sobre sua fé ou então sobre sua opção sexual. Sou católico, não fervoroso; também sou um pecador, todos somos.. Não é hipocrisia, mas você se for cristão precisa de uma boa reflexão... Fica com Deus !

Abiel
Gúh Munhoz, Fecha a matraca seu GAY imundo.

FERNANDO OBA 

Boiolismo DETECTED!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rafael Silva 

Daniel Sincero do que vc está falando, o rei davi era gay e foi o mais amado por deus, portanto deus apoia os gays 2 SAMUEL 1:26 Davi diz "Angustiado por ti,meu irmao jonatas;muito querido me eras!Maravilhoso me era o teu amor,ultrapassando o amor de MULHERES"

Rafael Silva 

Daniel Sincero do que vc está falando, o rei davi era gay e foi o mais amado por deus, portanto deus apoia os gays 2 SAMUEL 1:26 Davi diz "Angustiado por ti,meu irmao jonatas;muito querido me eras!Maravilhoso me era o teu amor,ultrapassando o amor de MULHERES"

Pietra Oliveira
verdade gúh

Sarah Souza
arrasou GUH

Lexotan
Dilmar Santos, deixa te contar..1 dos seus filhos já queimam a rosca faz tempo.

Andrey
Que todo mundo deve respeitar a opção ou condição de cada um, isso sem dúvida, pq são seres humanos todos nós...agora, dizer q isto é normal, sem chance.

Gúh Munhoz 

Daniel Sincero ..Sou Cristão...E conheço todas as passagens em Gênesis... Levítico...Romanos... Deuteronômio...e por ai vai...Quero deixar algumas passagens para sua reflexão também... Levítico 11.12, diz que comer marisco é abominação. É uma abominação maior ou menor do que a homossexualidade? Levítico 25.44 declara que eu posso possuir escravos ou escravas desde que tenham sido comprados em um dos países vizinhos. Um amigo meu insiste, que esta regra se aplica a argentinos, e, paraguaios, mas, não, aos Uruguaios. Poderia me orientar? Porque não me é permitido possuir escravos uruguaios?

Imagem do usuário

Supico 

Meu caro, Gúh Munhoz, não precisa ser religioso, hétero etc para "pirar", não. Basta ter um pouco de moral e zelo por tudo o que à de melhor na instituição FAMÍLIA. Ai, sim, as pessoas na qual citei "piram " ao ver notícias bizarras como essas, na qual você compartilha.

Mineirao
Se isso fosse normal você não teria nascido.Será que você poderá ser mãe um dia!

Paulo Muniz
Cara, ta de brincadeira, a opinião é sua, não concordo com sacanagem, o pior você dizer que é cristão, vai se enternar

Kandanguin
Gúh Munhoz - Pela sua cara e nick dá pra ver que vc também é uma aberração...

Luis Pires
eita ! briga de espada total !

Luiz Dias 

O Estado é completamente Laico?

Diana Verillo
olhem os comentarios abaixo os religiosos se matando um achando que sabe mais que o outro na verdade kkkkkkkkkkkkkkk

Luiz Vanzan 
E SÓ PRA COMPLETAR, O CASAMENTO DELES NÃO VAI INTERFERIR EM NADA NA VIDA DOS HETEROS OU DE QUEM QUER QUE SEJA, VAI TUDO CONTINUAR IGUAL, VOCES NÃO VAO FICAR MAIS POBRES OU MAIS FRACOS. A UNICA MUDANÇA QUE TEM É NA VIDA DOS HOMOSSEXUAIS QUE PASSAM A TER MAIS DIREITOS, POIS AFINAL DE CONTAS A GENTE PAGA IMPOSTOS IGUAL A VOCES. SE QUISEREM QUE SEJAMOS TRATADOS DIFERENTES E SEM DIREITOS ENTÃO QUERO ISENÇAO DE IMPOSTOS TOTAL.


...Leiam o restante no G1


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...