Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, janeiro 25, 2013

'Tia era a segunda mãe de Jimmy', diz amigo de suspeito de matar família

Amigo, que conhece Jimmy há 10 anos, conta que pai e filho tinham conflitos.
Para psicóloga, suspeito pode ter sofrido desequilíbrio após morte da mãe.

Mãe e filha foram assassinadas; sobrinho confessou ter planejado mortes (Foto: Reprodução/TVAM) 
Mãe e filha foram mortas; sobrinho confessou
ter planejado mortes (Foto: Reprodução/TVAM)
 
"Ela era praticamente a segunda mãe dele". Foi assim que um amigo de Jimmy Robert definiu a relação do suspeito de ser o mentor da morte de três familiares com a tia Maria Gracilene, de 55 anos, uma das vítimas do crime. O publicitário também é suspeito de ter planejado os assassinatos do pai Roberval Roberto Brito, de 63 anos, e da prima Gabriela Belota, de 26.
Crime em manaus (Foto: Editoria de Arte/G1)
O crime contra a família Belota, descoberto no dia 22, intriga amigos e familiares do publicitário Jimmy Robert, de 33 anos. Eles dizem que não imaginavam que Jimmy fosse capaz de planejar e facilitar as mortes dos próprios familiares. "Quando convivia com Jimmy e a família, ele não demonstrava nenhum comportamento anormal. Por isso, quando minha família ficou sabendo do crime ninguém acreditava que seria ele", destacou o amigo, que preferiu não ser identificado por medo de represália.

Segundo o amigo de Jimmy, ele era uma pessoa simpática, agradável e que gostava de ajudar muito as pessoas. "Conheço o Jimmy há dez anos. Quando aconteceu isso foi um choque e não imaginávamos que isso pudesse acontecer. A pessoa mudar dessa forma de uma hora para outra", contou ao G1.

O amigo do suspeito do triplo homicídio relatou que a relação de Jimmy com o pai era marcada por conflitos envolvendo questões da empresa de piscicultura de Roberval, onde o filho trabalhou durante anos. "É até comum discussão de filho que trabalha com o pai, mas no caso deles o motivo das brigas era porque o Jimmy não gostava de trabalhar, no entanto, o ajudava à medida do possível", disse.
As investigações da polícia, de acordo com o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Emerson Negreiros, apontaram que existiam conflitos entre Roberval e Jimmy pelo fato do pai não aceitar a homossexualidade do filho.

O amigo do suspeito disse que não tinha conhecimento dessa motivação, pois a vítima era reservada. Porém, ele revelou que o relacionamento entre ambos ficou mais difícil durante a separação dos pais. "Mesmo morando juntos, o pai e mãe dele estavam separados, com isso os dois tinham uma vida complicada", relatou.

Já a relação entre Jimmy e a tia Maria Gracilene, coordenadora-geral de Comércio Exterior da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), era considerada boa. O suspeito confesso chegou a morar no mesmo apartamento onde a tia foi morta por mais de um ano. 

Maria Gracilene ajudou no tratamento da mãe de Jimmy, chamada de 'Sandrinha', que faleceu em maio do ano passado em decorrência de câncer. "Ela [Maria Gracilene] era praticamente a segunda mãe dele. A tia foi a que mais ajudou ele e a mãe, que ficaram hospedados na casa dela durante o tratamento do câncer. Deu todo apoio e suporte para mãe", afirmou o amigo.

Em sua página pessoal em uma rede social, Jimmy postou várias mensagens sobre a mãe durante o tratamento da doença e após a morte. Em uma das publicações, o suspeito agradeceu a tia pelo apoio durante tratamento da mãe: "Tia quero deixar registrado aqui meus infinitos agradecimentos por me (sic) propocionar momentos os quais estou resgatando os tempos bons juntamente aos meus amigos quando ainda não haviam turbulências em nossas vidas, porém "ESSAS" também serão lembradas e jamais esquecidas. Meu muito obrigado por tudo que a Senhora vem feito por nós !!! Seu sempre sobrinho, sua sempre cunhada e acima de tudo seus (sic) sempres amores: Jimmy Robert & Sandrinha (amamos você)", escreveu.
Em rede social, Jimmy Robert declarava amor e gratidão pela família (Foto: Reprodução/Facebook) 
Em rede social, Jimmy Robert declarava amor e gratidão pela família (Foto: Reprodução/Facebook)
Da frieza à demonstração de sentimento

O diretor do DPM afirmou que, nos depoimentos à polícia, Jimmy tentava esconder o nervosismo. Já na última conversa antes de ser transferido para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa na noite desta quarta-feira (23), Jimmy chorou e pela primeira fez demonstrou sentimento.


"Ele é um rapaz inteligente, tratou toda situação racionalmente, tentando responder de forma racional. Já ontem [quarta-feira] ele esboçou sentimento, mas não posso afirmar se é arrependimento. Ele não se dava bem com o pai. Além disso, ele demonstrou carinho pela mãe falecida", enfatizou Negreiros, acrescentando que ainda não está clara a motivação do crime da tia e da prima.
    
O titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) disse que a defesa poderá solicitar uma perícia de um médico psiquiatra para dar um laudo sobre Jimmy, que ficará pronto após 30 dias. Jimmy e os outros dois assassinos confessos,  Rodrigo de Moraes Alves, de 19 anos, e Ruan Pablo Bruno Cláudio Magalhães, serão indiciados por triplo homicídio qualificado, formação de quadrilha, maus tratos contra animais. No caso de Rodrigo, além desses crimes responderá por porte ilegal de armas. A Polícia Civil vai encaminhar o inquérito à Justiça no prazo de 10 dias, a contar da data de prisão do trio.
Desequilíbrio após perder a mãe

A psicóloga clínica especializada em álcool e drogas, Carla Dimarães, acredita que a perda da mãe, em maio de 2012, pode ter causado um desequilíbrio emocional que não foi percebido pela família. "O rompimento afetivo pode ter promovido algum tipo de transtorno que não foi acompanhado, que a família acabou não percebendo. Nesse caso, pode acontecer um desvio de personalidade onde a pessoa é aparentemente normal", disse ao G1.


Segundo ela, o fato de Jimmy ser homossexual trazia fatores que poderiam desencadear um desvio de conduta. "Ninguém sabe como ele lidava com essa questão. Ninguém sabe se ele sofria com o preconceito. Se isto de fato ocorria, isso pode, aliado a diversos fatores, ter desencadeado uma corrente de ódio, raiva e impulsividade”, explicou.

Ainda segundo a médica, é impossível saber o que realmente motivou Jimmy a tomar a atitude de matar a família analisando o caso superficialmente. "Não dá pra saber sem ouví-lo, sem saber pelo que ele passou. A história dele tem muita coisa por trás ainda", completou.

Jimmy Robert de Queiroz Brito é suspeito de ser mandante do crime (Foto: Mônica Dias/G1) 
Jimmy Robert de Queiroz Brito é suspeito de ser mandante 
do crime (Foto: Mônica Dias/G1 AM)

15 comentários:

Antonio Rodrigues disse...



reino contra reino nacao contra nacao filho contra os pais irmao contra irmao profecias biblicas para nossos dias sao mateus 24 biblia sagrada

Carlos Silva disse...



QUE . FALTA . FALTA . FAZ . A . ' ' . PENA . DE . MORTE . ' ' . NO . BRASIL . COVARDES . COMO . ESSES . PENSARIAM . 1000 VS . ANTES . DE . SAIR . MATANDO . . ACORDA . CONGRESSO . NACIONAL . ATÉ . QUANDO .ASSASSINATOS . COVARDIAS . COMO . ESSA . VÃO . SE . REPETIR . DIARIAMENTE . ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Thaíza Silva disse...



nessas malditas horas SEMPRE há um psicólogo, psiquiatra pra inventar um "distúrbio"... DISTÚRBIO, minha gente, é uma mulher de TPM!! Atrocidades tipo essa (de matar PAI, MAE, PRIMA e CACHORRINHO), na minha linguagem, é MAL CARATISMO mesmo! cadeia é pouco pro que esse cara merece, BANDIDO!

Gregor Samsa disse...



Isso fica claro que é psicopatia. Eles são mesmo dissimulados, têm grande capacidade de manipular, ENCANTAR e enganar as pessoas.

Jair Silva disse...



Nesse momento, de quem eu mais tenho raiva são dessas pessoa dos diretos humanos, que tem a coragem de proteger um lixo desse. Tenho muita raiva dos nosso parlamentareS que não mudam o codigo penal. O Brasil um país extremamente violento teria que ter prisão perpetua para um imundo desse. Agora vem os intelectuais falar que um cara desse tem recuperação.

Antonio Brandao disse...



Seria de bom alvitre que os penosos ditos Direitos Humanos se afastassem desse quadro e que os latões de lixos fossem corroídos pelo calor e falta de ventilação em suas celas.

Wagner disse...



Bom, se o Jimmy fosse morto com certeza seria homofobia, mas como foi ele quem matou, como chamar este assassinato, parentofobia??

Antonio Brandao disse...



Esse lixo e seus comparsas, devem apodrecerem até o fim de suas vidas no cimento úmido. Jamais uns bandidões dessas qiualidades poderão voltar ao convívio de uma sociedade ordeira. Pau neles e com muita vontade até os ossos amolecerem.

Silvina Reis disse...



ganancia por dinheiro,o amor ao dinheiro è a raiz de todos os males.

Erida Souza disse...



Esse aí ganhou no quesito DISSIMULADO !

Nara Lima disse...



Isso não tem nada de loucura... Isso foi GANÂNCIA!

Suzana Luchesi disse...



Não tem nada a ver com a homossexualidade dele, e sim com o fato dele ser MALUCO, psicopata mesmo. Podia ser hetero que ia matar do mesmo jeito, matou pelo dinheiro, não por qualquer desavença, tanto que não tinha problemas com a tia e a prima e matou até o cão delas.

Liana Victória disse...



Não importam os meus problemas, não tenho o direito de tirar a vida de ninguém, Deus conforte o coração dessa família e que a justiça seja feita. (Mas existem exceções para realmente repensarmos em uma pena mais rigorosa para crimes Horríveis como este .... Pena de morte neles)

Wagner Mello disse...



é isto aí...o pessoal dos direitos humanos não vai se manifestar ? eles sempre tem explicação para este tipo de coisa...interessante....

Joao Neto disse...



Nada a ver com opcao sexual. O cara veio com um defeito de fabricacao irreparavel que nao tem nada a ver com sexo. É um demonio e so tem um remedio para isto. Acorda Brasil lixento. Vamos protestar. Se voce conhece um politico ou vota nele, proteste com ele. Vamos protestar e nos indignar. Para comeco de conversa, vamos elevar o nosso padrao de honestidade que anda muito baixo (na média). Vamos nos indignar e cobrar dos governantes antes que todos comecem a fazer justiça (que as leis e o governo nao fazem) pelas proprias maos. Ah, o remédio para este cara?..Paredão com a familia pagando a bala

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...