Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Incêndio na boate em Santa Maria comove cidade dos Estados Unidos

Fagulhas de sinalizadores usados em um show de rock atingiram a espuma do isolamento acústico de casa noturna em West Warwick, no estado de Rhode Island, há dez anos.


O incêndio na boate em Santa Maria comoveu o mundo inteiro. E particularmente uma cidade dos Estados Unidos.

Dave reuniu amigos em casa, no domingo, para lembrar o aniversário do filho Nick - que se estivesse vivo completaria 28 anos. A notícia da tragédia de Santa Maria fez reabrir uma antiga ferida. Era como se a vida o obrigasse a ver os mesmos erros se repetirem.
"Não é possível que as pessoas não aprendam", lamenta Dave.

Nick foi o mais jovem a perder a vida no incêndio de uma boate em West Warwick, no estado de Rhode Island, há dez anos. As semelhanças com o que aconteceu em Santa Maria impressionam. Fagulhas de sinalizadores usados em um show de rock atingiram a espuma do isolamento acústico da casa noturna. 

As chamas dominaram o palco em um minuto. Uma fumaça escura, tóxica, se espalhou pela boate. 100 pessoas morreram. 230 ficaram feridas.
Diante do túmulo do filho, Dave me confidenciou: "se  gente se calar, muitos pais ainda terão que visitar seus filhos no cemitério".

Mas a comunidade de West Warwick segue lutando para evitar que os erros do passado se repitam de novo. O terreno onde ficava a boate foi desapropriado. E onde hoje estão cem cruzes para homenagear os mortos, será construído um memorial.

Gina Rosso está à frente do projeto. Ela perdeu o noivo no incêndio. E se salvou por pouco. Gina teve 45% do corpo queimados. Já fez 54 cirurgias corretivas.

"Não podemos deixar que as pessoas esqueçam o que se passou aqui e no Brasil", diz.
Entre os sobreviventes do incêndio está também um brasileiro. José Roberto Demos, de 43 anos, mora no litoral de Santa Catarina. Na época, trabalhava nos Estados Unidos e relembra a noite de horror.

“Parece que estamos vendo um filme e que não é a gente que está lá. É estranho. A gente fica muito triste e espera que as autoridades tomem a atitude correta”, disse José Roberto Demos, comerciante.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...