Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, maio 17, 2012

PDT faz consulta sobre número de vereadores ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da qual questiona o número mínimo de vereadores para a composição das câmaras municipais.

Leia, na íntegra, os questionamentos feitos pelo partido:

1 - Existe número mínimo de vereadores para a composição das câmaras municipais?

2 - Se negativa a resposta ao quesito anterior, qual o critério para se assegurar a composição proporcional das câmaras municipais?

3 - Se positiva a resposta ao primeiro quesito, o critério para a definição do número mínimo de vereadores é aquele segundo o qual, considerando as faixas criadas pelo inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal, com redação dada pela EC nº 58/2009, a quantidade máxima prevista na faixa anterior corresponde ao limite mínimo da faixa subsequente (p. ex., "nos municípios de mais de 15 mil habitantes e de até 30 mil habitantes", o limite máximo de vereadores seria de 11, como prevê a alínea "b" do inciso IV do artigo 29 da CF/88, e o limite mínimo seria de nove, já que o máximo previsto na faixa anterior (alínea "a"), ou existe outro critério, construído a partir da interpretação das normas vigentes?

4 - A prevalência deste critério para fixar o número mínimo de vereadores, inclusive para a próxima eleição, depende de alteração das leis orgânicas dos municípios, ou esta seria prescindível, já que decorreria da própria força normativa da Constituição Federal?

Fonte: TSE

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...