Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, março 10, 2010

Lula compara presos políticos de Cuba a bandidos no Brasil

Alexandre Garcia

Por Alexandre Garcia:
Não dá para comparar bandido brasileiro com preso político em Cuba ou no Irã. Os criminosos aqui são tratados com menos severidade e com mais direitos.

O presidente Lula tem muita amizade com Fidel, com Ahmadinejad, com Chávez. Por isso, os presos políticos desses países esperam a interferência dele, mas Lula já disse que não se mete nesse assunto interno, salvo para defender o aprendiz de Chávez em Honduras ou para dizer que o preso político que morreu horas antes de ele chegar a Cuba morreu porque quis. Mas de um modo geral diz que ele não se mete.

A reação no Congresso foi imediata.

“Ou o presidente Lula se expressou mal ou ele não foi compreendido, porque é claro que ele compreende a diferença entre um preso político e um preso comum. Nós, inclusive, não aceitamos que alguém seja preso apenas porque é oposição ao governo, sem ter cometido um crime”, diz o deputado Maurício Rands (PT-PE), da Comissão de Relações Exteriores.


“Quem tem compromisso com os direitos humanos critica a situação dos presos no Brasil e denuncia a situação dos presos lá em Cuba. Quem não tem, usa a situação dos presos daqui para defender a tirania e os tiranos lá. Isso é oportunismo, isso é cinismo não é compromisso com os direitos humanos”, aponta o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), da Comissão de Relações Exteriores.


Quando o presidente Lula se referiu à morte de Orlando Zapatta, em Cuba, também deixou isso no ar. Ele também disse que deixou de fumar há 40 dias e deixou, ontem, uma nuvem de fumaça no ar. Ele já disse que é contra a greve de fome e que não se mete nas prisões políticas em Cuba.


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, também comentou a declaração do presidente Lula. Disse que mais razoável seria se o governo brasileiro se preocupasse com as péssimas condições carcerárias a que os presos brasileiros estão submetidos.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...