Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, julho 06, 2008

EUA REJEITAM MADEIRA AMAZÔNICA ILEGAL.





BarreiraCongresso proíbe compra de tora ou de móvel feito de madeira clandestina
CARLOS MENDESDa Redação
O jogo ficou ainda mais pesado contra quem explora ilegalmente a floresta amazônica. Primeiro foram os Estados Unidos, que, no final do mês passado, tiveram aprovada pelo Congresso daquele país uma lei proibindo a importação não apenas de madeira em tora, como também de móveis e papéis oriundos da devastação de áreas protegidas na Amazônia. A Comissão Européia, até o final deste mês, irá decidir se adota ou não uma nova lei contra a importação de madeira ilegal. Os países europeus importam anualmente milhões de metros cúbicos de madeira da Amazônia, principalmente de florestas do Pará.
Eles também compram muita madeira do sudeste asiático e do Congo, regiões que, segundo o movimento ambientalista Greenpeace, são conhecidas pelo descontrole na produção de madeira que, 'em última instância, resulta em altas taxas de desmatamento'. A perda de cobertura florestal, por sua vez, leva à dramática perda de espécies e conflitos sociais, além de contribuir com um quinto das emissões globais de gases de efeito estufa.
Para a entidade, a nova legislação americana é um avanço importante no combate à atividade predatória na Amazônia, pois força o governo brasileiro a intensificar a fiscalização contra o desmatamento e a atividade ilegal de madeireiras. A lei do Congresso é uma emenda ao chamado Lacey Act, um estatuto de 100 anos que combate o tráfico de fauna e flora silvestre. Essa legislação sofreu uma pequena mudança para incluir também o comércio de produtos feitos com madeira ilegal.
IMPACTO
Segundo o coordenador-adjunto de campanhas do Greenpeace nos Estados Unidos, Carroll Muffett, o novo texto passa a considerar violação à lei federal americana a 'importação, exportação, transporte, venda, recebimento, aquisição ou compra' de qualquer planta que tiver sido 'retirada, possuída, transportada ou vendida' em violação às leis estrangeiras, incluindo proibição ou autorização de exploração madeireira, medidas de proteção florestal e legislação tributária.
Essa lei começa a valer dentro de seis meses, ou seja, até o final de dezembro. Muffett diz que a nova lei é uma das mais importantes peças da legislação florestal já aprovada neste país. 'A decisão do Congresso americano representa um passo muito importante para controlar a exploração e comércio de madeira ilegal e o país conta, agora, com uma ferramenta poderosa para proteger as florestas, as comunidades locais e a biodiversidade no planeta, já que o que acontece no mercado americano tem impactos no mundo todo', salienta o Greenpeace. Os Estados Unidos são o maior importador individual de madeira amazônica, responsáveis pela compra de 25% do total de madeira extraída na região.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...