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domingo, agosto 30, 2015

Orientação sexual nas escolas continua sendo tabu, enquanto aumenta a sexualidade precoce dos adolescentes





 

Pudor obsceno




Sete horas da noite. 

As crianças saem do banho e sentam diante da televisão para esperar o lanche. 

A novela ferve. 

Em cena, um casal sob os lençóis. 

A mulher veste baby-doll; o homem apenas uma ceroula. 

Agarram-se com fúria. 

Do lado de cá da telinha, uma menina sorri, meio achando graça, meio sem entender direito. 

No mesmo horário, um casal de adolescentes descobre os primeiros prazeres da transa. 

Encostados em um muro escuro, se divertem sem saber como, nem quando, colocar a tal camisinha. 

Em uma escola do ensino médio, um pouco mais tarde, começam as aulas do período noturno. 

Estamos em uma sala com quarenta alunos do primeiro ano do ensino médio, com idades entre 15 e 20 anos, em uma periferia do Distrito Federal Três adolescentes causam polêmica, frequentam as aulas com um mini-modelo da minissaia da moda, sem calcinha.

As três situações são, de fato, verídicas e presentes em muros, em casas e em uma escola publica da capital do país. 

Poderiam corresponder à história de qualquer adolescente brasileiro, exposto à erotização precoce em novelas, reality shows, programas musicais e quadros de humor. 

Nada de mais se a sociedade fosse, de fato, tão liberada e libertária. 

No entanto, o que se vê é um contraste profundo. 

De um lado a superexposição do corpo e da sexualidade humana. De outro, um moralismo cortante, que impede que o assunto seja discutido profundamente, formando consciências e opiniões. 

Apesar do esforço dos discursos progressistas, faltam atitudes. 

A sexualidade continua um tabu e grande desafio para as escolas, famílias e meios de comunicação. 

Muitos informam, mas poucos educam.

“A mídia toda hora fala para nos prevenirmos e, ao mesmo tempo, é a que mais estimula a falta de prevenção”, desabafa o adolescente Ney Rangel, 17, estudante do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Brasília. 

E o aluno não fala sem preparo: passou por capacitação em cursos de educação sexual, há dois anos interpreta peças teatrais sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DST), aids e drogas, e enche o peito para falar que hoje é “um multiplicador sexual com certificado e camisinha na mão”.

Mas, mesmo com toda a experiência e formação – que o diferencia dos outros meninos de sua idade – Ney não vê espaço na família, na mídia, na escola ou nas rodas de amigos para uma discussão séria sobre o assunto.

Esse relato talvez seja um retrato do quadro de descuido e desinformação confirmado nas tristes constatações sobre gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, drogas e aids entre adolescentes e jovens brasileiros. 

No último ano, pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluiu meninas de dez anos em seus estudos sobre fecundidade. 

Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), a cada 17 minutos nasce um filho de uma jovem com idade entre 10 e 14 anos. 

O número de partos nesta faixa etária cresceu 31% desde 1993. 

A cada minuto, nasce uma criança de mãe com idade entre 15 e 19 anos. Pior: 48% dos abortos previstos por lei são de meninas de 10 a 19 anos.

Os riscos para a saúde do adolescente se apresentam em mais de um índice preocupante: dos 37 mil jovens que foram infectados pela aids, quase metade já morreu. 

“Mesmo diante desses números, a sociedade ainda peca pela omissão, e adolescentes continuam pagando com suas vidas: geram filhos que não podem criar, abortam às escondidas – e nas piores condições – e convivem com doenças que poderiam ser evitadas”, avalia a psicóloga Fabiana Matoso. 

Para ela, as futuras gerações passarão por sérios riscos se a questão não for priorizada e incluída na agenda pública e nas discussões em casa, em sala de aula e em espaços de lazer. (...)


Note que o autor do texto se valeu de outras vozes para construir e valorizar a própria argumentação acerca dos fatos que noticia e sobre os quais emite a sua opinião. 


Ele se valeu das ideias de outras pessoas, entrevistou-as, ou seja, trabalhou para que seu texto tivesse consistência e maior grau de veracidade.

Usa a citação direta como com aspas; usa também a citação indireta, como por exemplo: Ney não vê espaço na família, na mídia, na escola ou nas rodas de amigos para uma discussão mais séria..

As informações sobre a gravidez na adolescência vem ancorada em dados estatísticos do IBGE, o que dá credibilidade aos aspectos abordados pelo autor.

Outra coisa, caro aluno: você observou que interessante o jogo de palavras que foi feito no título da reportagem Pudor obsceno? 

Repare que as palavras se antagonizam à primeira vista, mas depois de ler o texto, dá para entender direitinho o sentido buscado para o título, não?

Nanan Catalão

De Brasília (DF)


Fotos do Google.







Shem Davies tem 29 anos e já é avô

Shem Davies tem 29 anos e já é avô, a filha dele, Tia, de 14 anos, deu à luz este bebezinho.

O pai do bebê é Jordan Williams, de 15 anos.
Shem Davies tem 29 anos e já é av





Alfie Patten, 13, e Chantelle Steadman, 15, são os pais deste bebê.





Voce nao deve desculpas aos pentecostais que ofendeu?


Publicado em 30 de ago de 2015
 
Minha intenção não é julgar ou criticar pessoas, mas sim doutrinas e práticas. 

Voltei ao meu texto "Por que não consigo falar a língua dos anjos" e onde poderia parecer que eu estava falando de pessoas troquei "pentecostais" por "pentecostalismo" para não deixar a conotação do juízo de pessoas.

Não sou pastor, padre ou clérigo. 

Não estou ligado a qualquer denominação ou organização religiosa. 

Congrego somente ao nome do Senhor fora do sistema denominacional, sem templos, líderes, sacerdotes, dízimos e coisas semelhantes.

As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros.

Telefonia lidera índice de reclamações entre consumidores, diz Procon-AM

http://www.assiscity.com/img/81/2014/fileg_208528.jpg
A operadora Vivo é a campeã de reclamações por clientes no PROCON no Brasil inteiro
 

Mais de 18 mil atendimentos foram realizados no primeiro semestre do ano.
26% das reclamações registradas foram para o setor de telefonia.

 

Do G1 AM
Telefonia móvel ficou em 2º lugar no ranking de reclamações do Procon-PB em 2012 (Foto: Krystine Carneiro/G1)Telefonia móvel ficou em 1º lugar no ranking de reclamações do Procon-AM no primeiro semestre de 2015 (Foto: Krystine Carneiro/G1)
 
 
O setor de telefonia celular lidera o número de reclamações registradas pelo Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), nos primeiros seis meses de 2015. 

De acordo com o controle geral de atendimentos do órgão, mais de 26% das reclamações foram somente neste setor.

Saiba mais:

A operadora Vivo lidera o número de reclamações, com 11,10% dos atendimentos, seguida da Oi, com 8,64%, e da Claro, que 4,66%.

Além da telefonia, TV por assinatura, abastecimento de água e esgoto, assuntos que envolvem bancos, cartões de crédito e internet também estão na lista das reclamações.

De janeiro a junho deste ano, o Procon já realizou mais de 18 mil atendimentos. 

Ao todo, foram 5.035 aberturas diretas de reclamações, sendo 2.085 apenas envolvendo telefonia móvel e fixa. 

Segundo o órgão, mais de seis mil audiências já foram realizadas.

Segundo a coordenadora do Procon em Manaus, Rosely Fernandes, outras regiões do país também registram altos índices de reclamações do setor de telefonia.

"Operadoras de telefonia entraram no ranking de norte a sul do país, na última reunião que nós tivemos em São Paulo, junto com a Secretaria Nacional de Direitos  do Consumidor, observou-se que no Procon desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas, operadoras de telefonia lideram o ranking e elas vêm liderando com vários aspectos", disse ao G1.

Segundo ela, cobrança indevida, duplicidade de cobrança e bloqueios pela internet, além da questão de consumidores que estão reclamando por estarem inscritos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) indevidamente são as principais ocorrências recebidas pelo órgão.


Ainda segundo Rosely, a atuação do Procon tem por finalidade proteger os direitos dos cidadãos e exigir o aperfeiçoamento das empresas, observando a política nacional das relações de consumo.
"[Consumidores] Devem procurar o Procon, em todos os casos que tenham relação ao consumo, seja na área de prestação de serviço, telefonia, na área de saúde, na área do comércio varejista, na área de educação. 

O consumidor precisa ser lesado para poder reclamar junto ao Procon", disse.

A diretora destacou que consumidores podem procurar a sede do órgão, que fica localizada na Avenida André Araújo, 1500 – bairro Aleixo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 


Denúncias podem ser feitas pelo telefone é 0800 92 1512 e pelo e-mail: dirprocon@sejusc.am.gov.br.
 
Operadoras.

Por meio de nota, a operadora Claro informou que "realiza fortes investimentos para aprimorar a infraestrutura, a comunicação e os canais de atendimento" a fim de satisfazer os usuários e reduzir os índices de reclamações.


A Oi afirmou que "está comprometida com a evolução da qualidade do atendimento dos serviços de telecomunicações no Amazonas" e que realizou investimentos para melhoria da qualidade no estado. 

Ao G1, a telefônica Vivo disse que trabalha ininterruptamente para prestar serviços e atendimento de qualidade aos clientes do Amazonas. 

"A maior parte dos investimentos destina-se à expansão, aumento de capacidade e melhorias da infraestrutura de redes e sistemas", informou a operadora em nota.

A Tim informou por meio de nota que "tem empenhado esforços para reduzir o número de reclamações registradas nos órgãos de defesa do consumidor". 

A empresa ressalta ainda que investe em projetos de infraestrutura e qualidade, que representam a maior parte do orçamento de R$ 14 bilhões programado para o triênio 2015-2017.

Leiam reclamações de clientes abaixo. 
 
 
A vivo Roubou meus Créditos!
 
A operadora Vivo está roubando seus clientes e as autoridades do nosso país nada está fazendo para coibi-la desse abuso contra seus usuários. 
 
Descobri que esta operadora não está fazendo isso só comigo não, é com milhares de clientes desavisados depois que entrei no google para fazer uma pesquisa sobre reclamações de operadoras de celular no PROCON.  
 
Para a minha surpresa, encontrei várias denúncias e não precisei fazer matérias denunciando esta empresa de telefonia móvel Vivo, campeã de denúncias no órgão que protege o consumidor que é o PROCON. 


 
Senhores Bom dia!

Carreguei meu vivo com R$ 15,00 eram 10:31 sem que tivesse feito nenhuma ligaçao as 13:00 ja estava com apenas R$9,00 no final da tarde recebi outra msg que meus creditos ja haviam se esgotado!

Absolutamente inadmissível [editado pelo Reclame Aqui] negligencia como pode isso, o atendimento so SAC é tao ruim que da desanimo de ligar e falar com aquelas atendente.

Exijo meus creditos de volta VIVO e uma explicaçao detalhada sobre o assunto um extrato mostrando os descontos e minhas ligaçoes do periodo!

Sem sombra de Duvidas um cliente a vivo perdeu porque estou mudando de operadora. e convencendo quantas pessoas mais conseguir a sair desta operadora que [editado pelo Reclame Aqui] os creditos do cliente 
 
 
Valter Desiderio Barreto.
 
Eu também estou sendo roubado por esta operadora cada vez que coloco créditos. Semana  passada  aconteceu mais uma vez. Coloquei R$ 10,00 de crédito no início da semana, passado dois dias sem ligar para ninguém, recebo uma mensagem no dia 28 do mês em curso dizendo: "Vivo Informa: seu saldo é de R$ 0,10 válido até 25/09/2015. Faça uma recarga e continue usando seu Vivo".

André Luiz Pereira ·
A VIVO TÁ ME ROUBANDO CRÉDITOS TODO MÊS, É SÓ CARREGAR QUE ELES SUBTRAEM MEUS CRÉDITOS, CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO PRA ACABAR COM ESSA VAGABUNDAGEM, EMPRESA LIXO !

Andrey Leite ·
COLOQUEI R$ 15,00 DE CREDITOS NA VIVO NO SABADO, E NA SEGUNDA MEUS CREDITOS SUMIRAM, NAO LIGUEI PARA NINGUEM, E A INTERNET, NEM USO O DIA TODO, NAO ACONTECE SO NA VIVO NAO, NA TIM TBM, ISSO É UM ABSURDO ESTAO ROUBANDO MT, TEMSO QUE FAZER ALGUMA COISA PARA RESOLVER ISSO AI.
José Carlos Negreiros ·
ESSA VIVO ESTÁ ROUBANDO MEUS CRÉDITOS TBM, COLOQUEI 15 REAIS, DEPOIS DE DOIS DIAS NÃO TINHA MAIS NADA, SENDO QUE SÓ USO PRA INTERNET, ONDE É DESCONTADO 0.99 CENTAVOS AO DIA... VOU LIGAR A ANATEL E PROCURAR MEUS DIREITOS, É A 2 VEZ

Samuel Miranda
CAROS AMIGOS, SEU CRÉDITOS DA VIVO ESTÃO SUMINDO?
DESCOBRI MÊS PASSADO QUE ESTA OPERADORA ESTÁ CADASTRANDO SEUS CLIENTES INDEVIDAMENTE EM PACOTES VIVO, TAIS COMO, VIVO SAÚDE: PACOTES DE MENSAGENS DE DICAS DE SAÚDE E TIRAM R$4,00 MENSAIS DE SEUS CREDITOS.
OUTRO PROBLEMA DETECTADO: SEGURO DE VIDA ACE QUE VOCÊ GANHA ATRAVÉS DE MENSAGEM, APÓS ADICIONAR DETERMINADOS VALORES EM CREDITO, NO PRIMEIRO MÊS É GRATUITO, PORÉM, A PARTIR DO PRÓXIMO MÊS TE TIRAM R$6,00 DE CREDITO, DIZEM QUE VC SE CADASTROU, POREM ISSO É MENTIRA.
RECLAMEI PARA VIVO E DEPOIS ANATEL(1331), DEPOIS DESCOBRI ESSA PRATICA A TRAVÉS DO RETORNO DA OPERADORA.
ESTE MÊS ACONTECEU NOVAMENTE.
AJUDA AI AUTORIDADES.
Suéllen Candido
Isso não é tudo! Eu estava com um celular android na vivo com dois chips, porém eu só tinha 1 chip com a promoção Vivo On. Quando fui na loja, me venderam um pacote onde eu poderia falar ilimitado de vivo pra vivo de qualquer lugar + internet ou torpedo ( eu escolhi internet por causa do Vivo On que já me dava 10 mil torpedos.). Certo dia esse meu celular android estragou e fiquei 1 mes sem acessar a internet e quando voltei, só podia fazer ligação por causa de um reajuste ( que deveria se chamar Pague Mais e Leve Menos), onde o valor subiu e eu só poderia ligar. E agora, pra ficar tudo mais lindo ainda, eu comprei outro android e deixo a Rede Móveis desligada quando estou em casa e eles cobram por eu usar wifi da minha casa como se eu estivesse usando a internet deles!!
E toda vez que eu ligo, eles falam que não descontou nada ou que a rede moveis está ligada, sendo que não está ou que é pra eu ignorar pq não é nada demais...
Tô cansada disso...

Paulo Morais ·
Suéllen Candido comigo está acontecendo o mesmo! Deixo os dados móveis desativados, pois só utilizo o wi-fi. Já há quatro dias recebo mensagens do 0800 da vivo dizendo que me conectei e será cobrado R$0,99 até às 23:59 do mesmo dia. Estão assaltando na cara dura!

Suéllen Candido ·
Paulo Morais , Eu não aguento mais isso.... não consigo passar uma semana sem ser debitada e agora pelo visto, eles estão se recusando a devolver o dinheiro.

Rildo Augusto da Silva acontece comigo tb por isso aderi a Claro pelo menos acontecendo qualquer coisa eles devolvem seus creditos ao diagnosticar seu erro,o proprio nome ja diz tudo "VIVO" pra caramba...

Elizeu Rocha Souza · eu tbm coloquei 15 Reais de credito no meu chip da vivo e ai chequei em casa e chego mensagem para eu coloca mas 25 reais ai fui para ver *8000 para ver quantos estava de credito apareceu 3 reais loga de 15 reais e ainda não vis ligação para ninguém ai coloquei de novo credito 15 reais estou com 18 reais vou ver se avivo vai rouba de novo nem ouso net da vivo so monde com raifai de gvt no meu celular!
 

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