Neste sábado, dia 28 de novembro deste corrente ano, o governo Valmir Mariano, "Mãos que Trabalham", promoveu em todas as escolas municipais da zona urbana e rural, ação "Família na escola"
PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
É imperioso que dois dos principais pilares do
construto da humanidade - Família e Escola – estejam muito próximos.
Porém, cada um com seus distintos papéis e missão,
objetivando o sucesso da formação integral, através de uma sólida parceria e da
soma de esforços.
O Projeto
Interação Família X Escola destina-se a participação efetiva e colaborativa dos
pais na escola.
Através
deste Projeto, esperamos promover a integração, troca de experiências, bem como
atualização e discussões sobre a importância e aproveitamento do mesmo.
Neste
sentido, a relação Escola X Família é imprescindível à melhoria dos índices da qualidade
da educação.
A família como espaço de construção da identidade dos cidadãos.
firmando
parceria com a escola para juntas promoverem o desenvolvimento pleno da criança
e do adolescente, é através dessa participação que se desenvolve a consciência
social crítica e também o sentido da cidadania para que juntos – Família X Escola
– possam fazer da escola um espaço
democrático.
OBJETIVO GERAL
Promover
a participação efetiva da comunidade escolar através de parceria com os pais e
outros segmentos da sociedade, buscando criar condições para promoção de uma
educação construtiva e justa através de um trabalho coletivo e educativo.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA FAMILIA
A família
deve ser a primeira educadora dos filhos e, por isso, necessita zelar constante
e diretamente por esse processo fundamental para o desenvolvimento integral
deles.
É na
família que devem ser cultivados os valores essenciais como: afeto, respeito, autoestima,
responsabilidade e solidariedade.
São
qualidades relevantes para o processo de pertencimento e favorecimento da
individuação dos filhos.
A Escola,
no seu dia a dia, deve se abrir à participação da família e construir com ela
uma
relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a participação dos pais
em seu contexto.
Por seu
lado, os pais devem entender que a Escola não é a única instituição responsável
pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para ela.
A escola,
concomitantemente, é parceira essencial da família na construção desse ser em
formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual, cultural,
social, cognitivo, crítico, científico e espiritual.
Precisamos
entender plenamente o papel de ser pai, ser mãe e ser filho. Os pais, em mostrar
os valores da vida e fazer com que os filhos compreendam a sua missão; os
filhos, em ajudar os pais a se unirem sempre
mais, fazendo cumprir dignamente sua missão.
A
responsabilidade institucional de ensino é da escola e a responsabilidade de
educar na plenitude é da família.
O
acompanhamento escolar sistemático dos filhos é fator preponderante para fortalecimento
dos laços afetivos da família e para um desenvolvimento educacional saudável e
satisfatório.
Os pais,
poucas participações exercem na determinação do que acontece na escola.
Algumas
vezes, teme-se a participação de certos pais que, sendo muito eloquentes e de temperamento
forte, tentam impor sua vontade sobre procedimentos escolares e que muitas vezes
funcionariam mais para facilitar sua própria vida ou de seus filhos, do que
melhorar a qualidade do ensino, conforme percebido por gestores e professores.
É necessário
que se realize um trabalho que promova a superação dessa dificuldade e tomar a
iniciativa de promover encontros, realizar reuniões e palestras com os pais,
abrindo-se para apoiar as famílias como forma de promover a integração dos
mesmos ao seu trabalho.
Quando os
pais passam a serem participantes ativos das reuniões e encontros realizados,
são estimulados e passam a participar e contribuir da vida escolar e melhoria
da qualidade de ensino-aprendizagem de seus filhos.
Essa
participação dos pais na vida da escola tem sido observada em pesquisas internacionais
como um dos indicadores mais significativos na determinação da qualidade de ensino,
isto é, aprendem mais os alunos cujos pais participam mais da vida da escola.
Cabe aos
pais a educação dos filhos, mas, quando a escola e a família andam juntas neste
propósito, tudo se torna mais fácil.
Quanto
maior a participação dos pais na escola, maior é a formalização das relações entre
os profissionais da educação e dos educandos.
PARA UNIR ESCOLA E FAMÍLIA
Algumas atividades
desenvolvidas :
Ø Expor o
projeto Escola X Familia e explicar sua importância;
Ø Convidar
os pais a participar de palestras, encontros, mutirões e oficinas nas quais vivam
situações que os filhos realizam no dia-a-dia;
Ø Preparar
um espaço em que os principais problemas da comunidade e da escola possam ser
debatidos e incentivar a formação de comissões para juntos resolverem;
Ø Propor,
sempre que possível, trabalhos com função social;
Ø Exposição dos
trabalhos confeccionados nas salas de aula.
Ø Consultas medicas, Saúde Bucal